Notícias / Agricultura

19/04/17 às 13:22 / Atualizada: 19/04/17 às 13:31

Matopiba - Líderes do WWF visitam fazendas produtoras de soja sustentável RTRS

Angélica Cortez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Matopiba - Líderes do WWF visitam fazendas produtoras de soja sustentável RTRS

​Representantes do WWF em visita a fazenda de soja

Foto: Assessoria

O Consultor Externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches, acredita que essa visita foi de extrema importância para disseminar ao mundo o potencial produtivo da região. “Os 18 integrantes da comitiva da WWF tiveram a oportunidade de entender como é realizada a produção de soja sustentável em cada propriedade e puderam reconhecer os benefícios econômicos, sociais e ambientais que a certificação oferece. Nosso intuito é que essa visita seja divulgada para outras entidades e que as oportunidades comerciais alavanquem ano a ano, gerando rentabilidade e ainda mais produtividade ao MATOPI”, comenta.

A primeira visita ocorreu na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA), sede da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN). O grupo participou de uma apresentação sobre a história e evolução da agricultura na região, realizada pela Superintendente Gisela Introvini, e visitou a comunidade São Cardoso para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela FAPCEN junto aos agricultores familiares.

A próxima parada foi a Fazenda Chapada do Ceú e Fazenda Progresso, na cidade de Sebastião Leal (PI). Recepcionados pelos produtores certificados RTRS, os líderes da WWF se impressionaram com as atividades desenvolvidas nas propriedades e viram de perto os resultados alcançados. A visita foi encerrada no Maranhão, onde o grupo participou de uma palestra, ministrada pelo agrônomo Adelmo Gomes, sobre Agricultura de Baixo Carbono (ABC), integração da lavoura, pecuária e florestas, que tem como modelo a Fazenda Santa Luzia, no município de São Raimundo das Mangabeiras.

Padrão 3.0

A versão 3.0 do Padrão da RTRS possibilita a certificação do desmatamento zero, sendo que não é permitida à conversão de qualquer terra natural, encostas íngremes e áreas designadas por Lei para cumprir o objetivo de conservação nativa e/ou proteção cultural e social. Com essa revisão de princípios e critérios, a RTRS se posiciona como o único padrão multipartes que garante o desmatamento zero na produção de soja responsável.

O desmatamento zero incentiva melhorias de gestão ambiental e a redução de certos impactos, promove iniciativas voltadas à otimização do uso da terra, como o desenvolvimento de tecnologias e investimentos em pesquisa e inovação. Entre as repercussões que essas medidas possuem no marco global, a participação da indústria é extremamente relevante no que se refere a aderir e assumir compromissos públicos para eliminar o desmatamento das cadeias de abastecimento das principais commodities.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 200 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são o único padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt. Conheça os mapas RTRS em http://www.responsiblesoy.org/projects/rtrs-maps/?lang=pt.
  • Matopiba - Líderes do WWF visitam fazendas produtoras de soja sustentável RTRS
  • Matopiba - Líderes do WWF visitam fazendas produtoras de soja sustentável RTRS

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet