Notícias / Cultura

18/04/17 às 14:51

Martírio, documentário sobre a luta do povo Guarani-Kaiowá, será exibido no dia 19 de abril em Nova Xavantina

Exibição gratuita na Unemat aberta a toda população traz reflexão e debate no dia dos povos indígenas

Maíra Ribeiro

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Martírio, documentário sobre a luta do povo Guarani-Kaiowá, será exibido no dia 19 de abril em Nova Xavantina

Foto: Assessoria

Você sabia que o dia 19 de abril é considerado Dia dos Povos Indígenas em todos os países do continente americano? Todo ano em Nova Xavantina, a Coordenação Técnica Local da Fundação Nacional do Índio (Funai) organiza atividades educativas e culturais na cidade em abril visando trazer informação e debate sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil.

Neste ano, haverá exibição do filme Martírio, de Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho e Tita no auditório da Unemat às 19 da noite no dia 19 de abril. O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros e narra a trajetória de luta pela terra do povo Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul. É uma história de expulsão, conflitos, mortes violentas e direitos negados. Não é um filme tranquilo, porém necessário para compreender um dos maiores problemas territoriais que estamos enfrentando na atualidade brasileira. Após a exibição, haverá debate com a indígena Xavante Indiana Petsirei’õ Dumhiwe, chefe da Coordenação Técnica Local da Funai em Nova Xavantina e com a professora doutora Maria Stela França, antropóloga docente da Unemat.

O filme Martírio foi recém lançado nos cinemas, mas já possui na bagagem premiações nos principais festivais do cinema brasileiro. No 49º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, em 2016, recebeu o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular e o prêmio especial do Júri. Já na 40º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, também do ano passado, recebeu o prêmio de Melhor Documentário Brasileiro. Trata-se de uma oportunidade única para o público xavantinense conhecer o melhor da produção audiovisual da atualidade brasileira.

O evento é organizado pela Funai em Nova Xavantina e conta com o apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, Campus de Nova Xavantina e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade. Além da exibição do filme, a Funai fará palestra sobre os povos indígenas e exibição fotográfica na Escola Estadual Coronel Vanique a convite da escola.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet