Notícias / Agronegócios

18/04/17 às 12:25

Preço da carne cai em MT após a Operação Carne Fraca, diz Imea

Arroba do boi gordo teve queda de 5%, segundo o instituto. Preço da carne de primeira qualidade caiu até 10%.

G1 MT

com redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
O preço da carne caiu em Mato Grosso depois da operação Carne Fraca, que investiga um esquema de pagamento de propina a fiscais do Ministério da Agricultura para a concessão de licenças a frigoríficos, ignorando as irregularidades. A arroba do boi gordo teve uma queda de 5%, segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).
 
Desde o mês passado, o preço dos cortes da carne tem oscilado. Após essa operação da Polícia Federal, que teve como alvo 21 frigoríficos, sendo que nenhum deles em Mato Grosso, o preço da carne nos açougues e mercados tiveram uma queda de 2%, ainda segundo o Imea.
 
A redução no preço de alguns cortes de carne foi maior que a queda na arroba do boi. Neste mês, o preço da carne de primeira qualidade registrou queda de 10%. O acém e a paleta caíram até 9%.
 
Para não perder os clientes, os açougues e mercados fazem promoções e oferecem brindes para atrair os consumidores, como explica o açougueiro Moisés de Oliveira.
 
“Isso tem chamado bastante a atenção dos clientes. O movimento no açougue está moderado, ele nem caiu mas também não subiu”, disse.
 
Na semana seguinte à operação, deflagrada no dia 17 de março, no entanto, o preço da carne nos açougues de Cuiabá continuava estável, mas empresários do setor disseram que clientes demonstravam apreensão em relação à qualidade da carne.
 
Prejuízos
Desde o início da Operação Carne Fraca até o dia 13 deste mês, a JBS e a BRF perderam juntas R$ 5,471 bilhões de seu valor de mercado, segundo a empresa de informações financeiras Economatica. Apesar de toda a repercussão negativa do caso que completou um mês nesta segunda-feira (17), as exportações de carne brasileira aumentaram em março.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Aurélio Mendanha

O novo de velhas intenções

Estamos passando por um período de muitas incertezas com os efeitos de uma pandemia, polarização ideológica, radicalismos políticos e as velhas notícias diárias de casos de corrupção...

 
 
 
 
Sitevip Internet