Notícias / Saúde

15/04/17 às 16:13

Técnica em enfermagem dá à luz quíntuplos em Goiânia; um dos bebês morre após o parto

Gestação múltipla de Carla Oliveira, 24, ocorreu naturalmente. Mulher passa bem e os demais recém-nascidos, de 23 semanas, precisam de terapia intensiva.

Fernanda Borges, G1 GO

Edição para ÁguaBoaNews, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Técnica em enfermagem dá à luz quíntuplos em Goiânia; um dos bebês morre após o parto

Carla Oliveira, 24, deu à luz quíntuplos em Goiânia

Foto: Sílvio Túlio/G1

A técnica em enfermagem Carla Divina Faria de Oliveira, de 24 anos, deu à luz quíntuplos na madrugada deste sábado (15), na Maternidade Amparo, em Goiânia. A gestação múltipla, que ocorreu de forma natural, chegou até a 23ª semana. Irmão da jovem, o almoxarife Carlos Oliveira de Faria, 27, disse à TV Anhanguera que uma das quatro meninas morreu logo após o parto. Já os demais precisam de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas.
 
“Os bebês nasceram muito pequenininhos, com cerca de 500 gramas cada, e uma das meninas não resistiu. Aqui no hospital não tinha vagas em UTIs para os quatro, então um foi levado para o Hospital da Criança e outro para a Maternidade Ela. Ainda estamos em busca da transferência dos outros dois. Estamos muito preocupados ”, explicou.
 
Segundo o irmão, Carla estava internada desde a última segunda-feira (10), quando começou a sentir dores. “O médico estava fazendo de tudo para que ela segurasse mais os bebês, pois eles ainda não completaram os seis meses, mas ela entrou em trabalho de parto nesta madrugada e eles nasceram”, explicou.
 
Ainda se acordo com Carlos, a técnica em enfermagem passa bem. “Ela ainda está um pouco sonolenta, por conta da anestesia, mas está tudo bem”.

Gestação natura
l
Carla e o marido, o encanador industrial Luciano Gomes, de 39 anos, moram em Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia. A gestação de quíntuplos ocorreu de forma natural pouco mais de um ano após perder filhos gêmeos logo após o parto.
 
De acordo com uma das teorias mais tradicionais para se calcular a probabilidade de nascimentos múltiplos, conhecida como "Lei de Hellin", a chance de nascerem quíntuplos a partir de gestações naturais é de 1 a cada 65.610.000 de nascimentos.
 
Especialista em gravidez de alto risco, o obstetra Francisco Lobo, que acompanhou Carla, afirma que o caso é “raríssimo”. “Não conheço nenhuma gestação semelhante que tenha ocorrido assim, de forma natural. Normalmente até pode ocorrer em situações em que houve tratamento ou foi feita a inseminação artificial. Mas assim, naturalmente, nunca tinha ouvido falar antes”, disse.
 
Logo depois de descobrir que esperava quatro meninas e um menino, Carla revelou ao G1 que os nomes escolhidos: Allana, Emanuelly, Gabrielly, Giovanna e Arthur Lucas.
 
O pai das crianças também falou sobre a expectativa com o aumento da família e contou, com gargalhadas, como recebeu a notícia do sogro sobre os quíntuplos:
 
"Ele me ligou e ficou rodeando, disse que eu teria trabalho e precisaria trocar de carro. Pensei: 'Será que são gêmeos de novo?'. Quando ele falou que eram quíntuplos, eu não acreditei. Tanto que, em segredo, levei minha esposa para fazer outro ultrassom e confirmar. Aí foi quando a ficha caiu", lembra o encanador industrial.
 
Luciano também tem uma irmã gêmea e outro filho, de 1 ano, de um relacionamento anterior. Agora, depois que os outros cinco herdeiros nascerem, ele promete "fechar a fábrica".
 

Após perder gêmeos, casal celebrou gravidez natural de quíntuplos: 'Milagre' (Foto: Sílvio Túlio/G1)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet