Notícias / Meio Ambiente

12/08/15 às 06:54 / Atualizada: 12/08/15 às 07:04

PM apreende 15 tartarugas com índios Carajás em Luciara

Suspeita é que indígenas iriam vender os animais. Comercialização de animais silvestres é considerada crime.

Carolina Holland

Do G1 MT

Imprimir Enviar para um amigo
A Polícia Militar em Luciara, a 1.180 km de Cuiabá, apreendeu aproximadamente 15 tartarugas com um grupo de índios da etnia Carajás. A suspeita da PM é que os indígenas iriam vender os animais na cidade, o que é considerado crime ambiental. O flagrante ocorreu às margens do Rio Araguaia, para onde as tartarugas foram devolvidas. A polícia registrou boletim de ocorrência por degradação ambiental. Ninguém foi preso.

O G1 entrou em contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília, mas até a publicação desta matéria, não tinha obtido resposta. Há pouco mais de dois meses, índios da mesma etnia foram flagrados vendendo tartarugas vivas por R$ 40 na cidade de Santa Terezinha, município nas proximidades de Luciara.

Na época, a Funai disse que um antropólogo da entidade tinha ido até Santa Terezinha para conversar com os índios e conscientizá-los sobre a gravidade do crime.
 
Segundo o cabo Domingos de Jesus, o flagrante foi feito na última quinta-feira (6), quando uma equipe da PM percorria o rio Araguaia.

"Vimos os indígenas tirando as tartarugas do barco e colocando na margem, de barriga pra cima", contou. O policial disse que a principal hipótese era que os índios - entre 10 e 12 - iriam vender os animais.

A carne de tartaruga é bastante apreciada na região, informou o policial. A venda de animais silvestres é crime ambiental, mas os indígenas podem consumir os animais. "Falamos para eles que não era permitida a comercialização. Os índios podem comer as tartarugas dentro da aldeia, mas não podem vir à cidade vender", explicou.

Depois da abordagem, os índios foram liberados. Porém, a PM registrou outro boletim de ocorrência, depois de rumores de que os indígenas estariam planejando invadir os prédios das policias Civil e Militar em Luciara. A Polícia Militar das cidades próximas - São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia, por exemplo - está de sobreaviso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet