Notícias / Agronegócios

11/04/17 às 08:57

Pecuaristas da região sul de Mato Grosso recebem orientações sobre tendências de mercado

Cairo Lustoza - Pauta Pronta Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pecuaristas da região sul de Mato Grosso recebem orientações sobre tendências de mercado

Foto: Cairo Lustoza - Pauta Pronta Comunicação

Uso da tecnologia, nicho de mercado, pecuária sustentável, nutrição animal, qualidade agregada a bom desempenho do rebanho e tendências para o mercado do bovino foram temas apresentados para pecuaristas da região Sul de Mato Grosso durante o evento ‘Falando de Pecuária’, na última sexta-feira (07/04), em Rondonópolis (MT).

O evento é uma iniciativa da Minerva Foods, e há quatro anos é realizado nas regiões onde unidades industriais da empresa atuam. O ‘Falando de Pecuária’ em Rondonópolis contou com o apoio de técnicos da Nutrideal, empresa do segmento de nutrição animal há 17 anos em Mato Grosso.

Durante o evento dezenas de pecuarista receberam orientações de manejo em todas as etapas da produção. Os fatores que influenciam na cria, recria e engorda de bovinos, o que é avaliado em uma carcaça, quais as exigências do consumidor tanto no mercado interno quanto no externo, e ainda como fazer para obter um produto final que atende aos padrões exigidos pela legislação. Na ocasião os pecuaristas também aproveitaram para tirar dúvidas sobre o futuro do setor.

De acordo com o gerente nacional de Compra de Gado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, o evento apresenta algumas sugestões para os pecuaristas, falando sobre mercado e qualidade de carne, e também abrindo espaço para os fornecedores debaterem sobre os temas em discussão. “2017 é um ano de oferta, pois temos mais gado para abate e um ano de clima favorável o que ajuda a compor esse quadro de oferta, o recorde na produção agrícola também influencia nesse crescimento. Mato Grosso é um excelente produtor, possui uma carne de qualidade que tem acesso a todo mercado que atendemos. Esse encontro é muito bom para nós e para nossos fornecedores, considerando a oportunidade que o pecuarista tem de tirar suas dúvidas”, explicou o gerente.

Fabiano, ainda pontuou sobre o atual momento que setor enfrenta devido a Operação Carne Fraca e mudança de conjuntura de mercado. “No decorrer do mês de março houve problemas que impactaram negativamente alguns mercados de exportação que fecharam temporariamente a compra da carne bovina brasileira. Aos poucos o mercado está digerindo todas essas questões, ainda estamos sentindo esse impacto, mas somos otimistas e vamos superar”, disse.

Sobre Nicho de Mercado, o consultor de mercado, Luciano Andrade explicou que o mercado brasileiro está cada vez mais exigente e que o produto de alto padrão tem ganhado espaço na mesa do consumidor.

Guilherme Silveira, mestre em nutrição animal e responsável técnico da Nutrideal ressaltou que a pecuária é um negócio rentável, que agregado a investimento direcionado e tecnologia tem retorno garantido.  “O Brasil é um grande produtor de carne bovina, mas estamos atrasados quando assunto é tecnologia e precisamos produzir mais, melhorar a eficiência da cria, melhorar a qualidade das matrizes, minimizar os intervalos dos partos, diminuir o tempo de recria e com boa nutrição e manejo podemos melhorar nosso desempenho”, frisou Guilherme.

Para o pecuarista do seguimento de recria e engorda há mais de 30 anos na região de Rondonópolis, António Carlos Camacho, o evento é muito proveitoso, pois proporciona conhecimento, gera expectativas e há uma troca de informação entre fornecedores. “Nós pecuaristas estamos passando por um momento duvidoso em função do que estão falando sobre o que produzimos e essa informação de como anda o mercado, aplicação da tecnologia, manejo, que procedimentos são realizados após o embarque em nossa propriedade e o que podemos melhorar na produção é fundamental para aumentar nosso rendimento e assim continuarmos firmes e fortes no mercado” finalizou.
  • Pecuaristas da região sul de Mato Grosso recebem orientações sobre tendências de mercado
  • Pecuaristas da região sul de Mato Grosso recebem orientações sobre tendências de mercado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet