Notícias / Saúde

10/04/17 às 14:50

Creatina: o que é para o que serve e quando tomar

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Creatina: o que é para o que serve e quando tomar

Foto: Divulgação

Composta por três aminoácidos – Metionina, Glicina e Arginina –, a creatina é uma substância encontrada em pequenas quantidades nas carnes vermelhas e também nos peixes. Quando ingerida, atua no tecido muscular para a produção de fosfocreatina, um fator importante para o desenvolvimento do ATP - Adenosina Trifosfato, que funciona, basicamente, como um reservatório de energia.
 
Por que a creatina é indicada para os atletas

A ingestão da creatina como suplemento alimentar é comumente indicada para melhorar o desempenho de diferentes tipos de praticantes de atividades físicas, pois essa substância produz pequenos reservatórios de energia rápida que contribuem para o desenvolvimento da força muscular essencial para quem pratica atividades intensas, como levantamento de peso e atletismo, por exemplo.
 
Como tomar?

O consumo diário de creatina recomendado pelos nutricionistas é de 5 gramas. No entanto, para alcançar essa medida, seria necessário comer pelo menos 1 quilo de carne. Por esse motivo, muita gente recorre à concentração dessa substância encontrada no suplemento alimentar.
 
É muito comum que os atletas façam a saturação da creatina, ou seja, ingerir uma dose de 20 gramas da substância (dividida em 5 gramas quatro vezes ao dia) durante cinco dias e, após isso, fazer uma manutenção ingerindo cerca de 5 gramas por dia até acabar o pote.
 
No entanto, levando em conta a individualidade de cada organismo, o recomendado é sempre procurar a orientação de um profissional especializado e verificar qual é a quantidade ideal para as suas necessidades e quando é o melhor momento para que você adquira os benefícios dessa complementação.
 
Creatina faz mal aos rins?

Quem conhece a creatina, certamente já deve ter ouvido falar que ela é prejudicial à saúde. Mas, para entender melhor sobre esse assunto, vale a pena conhecer a relação da creatina com os rins. Quando ingerida, essa substância se liga às moléculas de fosfato formando fosfocreatina – primeira reserva energética utilizada durante exercícios que requerem força extrema –, que fica concentrada nas células musculares.
 
No momento em que o corpo necessita produzir essa tal energia extrema, ele quebra as moléculas de fosfocreatina formando a ATP. Durante esse processo, é produzida uma substância chamada creatinina que será filtrada pelos rins e liberada por meio da urina. Por conta de tudo isso, a creatina é geralmente relacionada com a sobrecarga renal e também com a desidratação do consumidor.
 
Porém, todos os estudos realizados comprovam que a creatina não prejudica a função renal. Um exemplo disso é uma pesquisa divulgada por meio do artigo “Os efeitos da ingestão da creatina para a função renal“, que tem por objetivo desmistificar esse conceito e afirmar que o consumo não é prejudicial aos rins saudáveis, ou seja, para tomar a substância com tranquilidade, é necessário assegurar previamente o seu bom funcionamento renal.
 
Por meio das informações corretas e sempre acompanhado por um médico nutricionista de sua confiança, é possível aproveitar os benefícios que os complementos alimentares podem oferecer ao seu organismo e, assim, garantir um ótimo desenvolvimento físico com muito mais qualidade de vida e saúde.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet