Notícias / Saúde

08/04/17 às 13:30

CRO-MT sedia curso sobre hanseníase para profissionais da saúde bucal

ZF Press

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
CRO-MT sedia curso sobre hanseníase para profissionais da saúde bucal

Cícero Fraga de Melo

Foto: ZF Press

Mais de 150 profissionais da área da saúde bucal participaram, nesta quinta-feira (6.04), do primeiro curso do Programa de Capacitação Permanente, realizado no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). As palestras abordaram o tema ‘Hanseníase’ e foram ministradas pela cirurgiã-dentista Alessandra Nogueira Porto Neves e pelo técnico do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Cícero Fraga de Melo. 
 
Promovido pela Coordenadoria de Saúde Bucal de Cuiabá, em parceria com o Programa Municipal de Controle da Hanseníase, da Diretoria de Atenção Básica, o evento focou no preconceito em relação à doença, estigmatizada como uma “doença de classes menos favorecidas economicamente”. 
 
A hanseníase tem cura, mas os profissionais apontam que ainda há falta de informação. A primeira palestra falou exatamente sobre: ‘Hanseníase: do preconceito ao conhecimento’ – e apontou aos profissionais formas de identificar os sintomas da doença, dentro do consultório. 
 
Alessandra proferiu sobre a contribuição do cirurgião-dentista no controle da Hanseníase. “Precisamos ter uma postura mais pró-ativa quando formos tratar nossos pacientes. Hoje muitos profissionais não conseguem identificar doenças como o câncer bucal e a própria hanseníase. Mas, a identificação no início pode ser a diferença entre salvar ou não a vida de um paciente”, avaliou Alessandra. 
 
Para ela, é necessário capacitar o cirurgião-dentista, auxiliares e técnicos em saúde bucal a fazerem o primeiro diagnóstico, de forma que se possa fazer o encaminhamento devido dos pacientes. 
 
O técnico Cícero é considerado um dos maiores especialistas na área e revelou que em Cuiabá foram registrados, somente em 2016, mais de 200 casos de hanseníase e existem mais de 90 casos que foram registrados como outras entradas (doenças). 
 
Conforme defendeu o profissional, tratar de assuntos relacionados à doença e apresentar aos profissionais que estão ingressando na odontologia,ou mesmo àqueles que já trabalham na área, é essencial, pois forma uma rede de conhecimento importante para tratar os pacientes. 
 
As lesões bucais, colapso nasal e outros sintomas da doença nem sempre são facilmente identificados, como costumamos imaginar. Por isso, é importante participar de cursos como este, que nos mostram como proceder e como fazer a identificação da doença”. 
 
Para Cícero de Melo a parceria com o Conselho Regional de Odontologia para levar assuntos como a hanseníase aos consultórios odontológicos demonstra a postura responsável da instituição. “O CRO-MT entende a importância da capacitação dos profissionais que atuam nessa área”. 
 
CURSO - O curso teve carga horária de 4 horas e os profissionais foram divididos em duas turmas. A primeira participou do evento das 8h às 12h e a segunda das 14h às 18h. O objetivo do evento era desmistificar a doença, considerada um problema de saúde pública por poder tornar a pessoa portadora incapaz para o trabalho, e que atinge, principalmente, a faixa etária economicamente ativa da população. 
  • CRO-MT sedia curso sobre hanseníase para profissionais da saúde bucal
  • CRO-MT sedia curso sobre hanseníase para profissionais da saúde bucal
  • CRO-MT sedia curso sobre hanseníase para profissionais da saúde bucal

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet