Notícias / Saúde

06/04/17 às 08:38

Luiz Soares garante que vai fazer gestão com olhos voltados ao cidadão mato-grossense

O secretário Luiz Soares ressaltou a importância do apoio recebido. “Nossa posição é de agradecer este carinho, este ato de confiança, esta vontade de trabalharmos juntos, de trabalhar duramente em uma parceria”, disse Luiz Soares.

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Luiz Soares garante que vai fazer gestão com olhos voltados ao cidadão mato-grossense

Foto: Assessoria

Durante encontro com a entidade que representa os secretários municipais de saúde dos 141 municípios de Mato Grosso, o novo secretário estadual da pasta, Luiz Soares, garantiu que irá fazer uma gestão com os olhos voltados para o cidadão mato-grossense. Ele ressaltou que vai buscar uma maior aproximação com todos os municípios, para trabalhar de forma integrada. A posição foi externada na noite desta terça-feira (04.04), durante visita da diretoria executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), que se reuniu para garantir que o gestor terá todo o apoio da entidade.
 
Foi o primeiro encontro do Cosems com Luiz Soares, que assumiu em março passado a secretaria estadual de Saúde no lugar de João Batista da Silva. “É uma visita de cortesia ao secretário, de acolhimento. Nós, enquanto município e enquanto Estado, temos que ter os olhos voltados para a população mato-grossense”, disse a presidente do Cosems, Sílvia Regina Cremonez Sirena.

A nova diretoria do Conselho foi eleita em março para um mandato de dois anos (biênio 2017-2019). Sílvia destacou que cabe aos municípios, como entes federados, a execução das ações, e, ao Estado, o papel de agregador, de motivador e como o coordenador da política estadual.

“Demos as boas-vindas ao secretário. Ele pode contar conosco, enquanto município, enquanto conselho, para fazer uma boa gestão e para melhorar a vida do nosso cidadão mato-grossense”, reforçou a presidente, que é secretária Municipal de Saúde de Porto dos Gaúchos. Sílvia estava acompanhada do secretário-geral da entidade, Jader Bahia (secretário de Saúde de Água Boa) e da secretária-executiva, Ana Paula. Integra ainda a diretoria-executiva a vice-presidente Clestiane Molina (Secretária de Saúde de Nobres).

O secretário Luiz Soares ressaltou a importância do apoio recebido. “Nossa posição é de agradecer este carinho, este ato de confiança, esta vontade de trabalharmos juntos, de trabalhar duramente em uma parceria”, disse Luiz Soares.

Condução política

O secretário garantiu que a condução política da secretaria será a de olhar para o cidadão que vive nos municípios. De buscar o máximo possível a somatória de esforços. “A gente sabe que as dificuldades são grandes e saber desse apoio só aumenta nossa responsabilidade. Esta confiança demonstrada pelo conselho é muito significativa”, ressaltou.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde é vinculado institucionalmente ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e é reconhecido como entidade que representa os 141 municípios para tratar de matérias referentes à saúde. Além da diretoria executiva e do Conselho Fiscal, o Cosems-MT é composto por uma diretoria representada por 16 regiões da Saúde (que representam todos os municípios). Os 16 membros participam da plenária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-MT) que é integrado ainda por mais 16 representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

A CIB-MT (vinculado à SES), presidido pelo secretário Estadual de Saúde, atua como instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre os gestores estadual e municipais para fins de operacionalização das políticas públicas de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Estado de Mato Grosso.

A comissão se reúne mensalmente para discutir questões operacionais e as políticas do SUS. “Toda política estadual de saúde passa por essa comissão. As deliberações, os consensos, o que beneficia, quais são os serviços que serão habilitados ou desabilitados”, explicou a presidente Sílvia Sirena.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet