Notícias / Cultura

05/04/17 às 11:20

Caixa Cultural celebra luta dos povos indígenas com mostra de cinema

"Corpos da Terra – Imagens dos Povos Indígenas no Cinema Brasileiro" exibe 39 filmes sobre a vida e a história dos primeiros povos do país, com destaque para as lutas por seus territórios

Rede Brasil Atual

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Caixa Cultural celebra luta dos povos indígenas com mostra de cinema

'As Hiper Mulheres', de Leonardo Sette, Takumã Kuikuru e Carlos Fausto, será exibido nesta sexta (7), às 15h

Foto: Divulgação

 No mês em que se celebra o Dia do Índio, a Caixa Cultural Rio de Janeiro promove, de hoje (4) até o dia 16, a mostra Corpos da Terra – Imagens dos Povos Indígenas no Cinema Brasileiro. Trinta e nove filmes apresentam diversos aspectos da vida e da história dos primeiros povos do Brasil e fazem um panorama da relação entre eles e o cinema. Além da exibição de produções recentes e de obras consagradas, o evento contará com debates e uma roda de bate-papo.

Com curadoria de Eric Macedo, Flora Bezerra, Gabriel Meyohas e Thiago Ortman, a mostra reúne curtas, médias e longas-metragens que destacam obras que problematizam a relação entre os povos indígenas e a terra, seus diferentes modos de ocupação do espaço e histórias de usurpação de seus territórios tradicionais.

“Os filmes selecionados dão ao público a oportunidade de conhecer um pouco da vida cotidiana dos povos indígenas que habitam o território brasileiro. Mas demos um enfoque particular à luta desses povos pelo reconhecimento de seus territórios e às histórias de resistência às violências que seguem atingindo-os 500 anos depois do início da colonização portuguesa”, diz o curador Eric Macedo.

Entre as produções recentes realizadas por indígenas estão os documentários Bicicletas de Nhanderu, de Patrícia Ferreira e Ariel Ortega, Índio Cidadão, de Rodrigo Siqueira, e Karai Ha'egui Kunhã Karai 'ete: Os Verdadeiros Líderes Espirituais, do cineasta guarani Alberto Alvares. Também será exibido o clássico Descobrimento do Brasil, dirigido por Humberto Mauro em 1936, com trilha sonora de Heitor Villa-Lobos, que narra a chegada da frota portuguesa às costas brasileiras a partir de textos extraídos da carta de Pero Vaz de Caminha.
 
'Martírio', do cineasta e indigenista Vincent Carelli Outro destaque da programação é o longa-metragem Martírio, do cineasta e indigenista Vincent Carelli com co-direção de Ernesto de Carvalho e Tita. O documentário que será exibido no dia 16 de abril, às 17h, refaz o percurso da insurgência pacífica e obstinada dos Guarani Kaiowá pela retomada de seus territórios sagrados.

Nesta terça (4), às 19h, haverá uma exibição especial do longa Taego Ãwa, de Marcela e Henrique Borela. Depois de terem encontrado cinco fitas VHS em um armário de uma faculdade, os diretores foram ao encontro da tribo Ãwa, na Ilha do Bananal. Nos dias 7 e 14, serão exibidos os filmes Uaka e 500 Almas, ambos com presença dos respectivos diretores, Paula Gaitán e Joel Pizzini.

Na próxima quinta-feira (6), às 19h, a mostra promove o debate “Demarcação: Uma questão de primeira ordem”, com o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e com Francineia Fontes, vice-coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).

No domingo (9), às 19h, a jornalista e especialista em etnomídia Renata Tupinambá e o cineasta Alberto Alvares discutem as diferentes maneiras como os índios foram e são retratados no cinema brasileiro no debate “Olhares e Construções: Indígenas nas Telas”. E no dia 13, às 19h, o tema do bate-papo é “Mulheres indígenas na cidade”, com participação da jornalista, indígena urbana e fotógrafa Sallisa Rosa, e de Sandra Benites, guarani-nhandeva e mestranda em Antropologia.
Confira a programação completa da mostra Corpos da Terra – Imagens dos Povos Indígenas no Cinema Brasileiro no site da Caixa Cultural Rio de Janeiro.
 
 
Corpos da Terra – Imagens dos Povos Indígenas no Cinema Brasileiro
Quando: de 4 a 16, de terça a domingo
Onde: nos cinemas 1 e 2 da Caixa Cultural Rio de Janeiro
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro
Quanto: R$ 2 (meia-entrada) e R$ 4 (inteira)
Mais informações: (21) 3980-3815
Programação completa: no site da Caixa Cultural RJ

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet