Notícias / Governo de MT

05/04/17 às 10:07 / Atualizada: 05/04/17 às 10:13

Porto Alegre do Norte recebe a sexta edição da Caravana da Transformação

Atendimentos oftalmológicos serão realizados entre os dias 25 de abril e 05 de maio, já os serviços de cidadania acontecem nos dias 28 e 29 de abril

Julia Oviedo | Gcom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Porto Alegre do Norte recebe a sexta edição da Caravana da Transformação

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

O município de Porto Alegre do Norte foi confirmado nesta terça-feira (04.04) como a sede da 6ª edição da Caravana da Transformação, terceira edição de 2017. O evento será entre os dias 25 de abril e 05 de maio, no Complexo Esportivo Gezil Araújo.

Além de Porto Alegre do Norte, outros 11 municípios da região serão atendidos pela iniciativa. Os atendimentos oftalmológicos – consultas, exames e cirurgias - serão realizados durante todos os dias de evento, já os serviços de cidadania acontecem nos dias 28 e 29 de abril.

O público-alvo da Caravana são pessoas com mais de 55 anos, já que doenças oftalmológicas como a catarata possuem maior incidência neste tipo de público. Para ser atendido durante a edição, os pacientes precisam passar pela Secretaria de Saúde de seu município, que fará a regulação, o agendamento e o transporte até Porto Alegre do Norte.

Uma reunião com secretários e profissionais da saúde dos municípios envolvidos será marcada no município. Na oportunidade, a coordenação-executiva do programa apresentará o funcionamento da edição e estipulará o calendário de atendimentos durante os dias de evento.

“Nesta fase estamos planejando desde a estrutura que será montada em Porto Alegre do Norte, até os agendamentos dos pacientes que serão atendidos, além do treinamento de voluntários que trabalharão no evento. Já estivemos no município para conhecer e analisar o local e agora temos muito trabalho pela frente”, disse o coordenador-geral da iniciativa e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Voluntários

A Defesa Civil de Mato Grosso já está no município e iniciou nesta segunda-feira (03.04) a primeira turma do Curso de Formação de Voluntários, com 93 participantes. As aulas são realizadas na Câmara de Vereadores de Porto Alegre do Norte.

Outra turma também deve ser capacitada em Confresa, município vizinho, na próxima sexta-feira e sábado (7 e 8 de abril), no Instituto Federal de Mato Grosso.

Os voluntários formados pela Defesa Civil atuam no acolhimento dos pacientes atendidos durante a Caravana. Além disso, os alunos também são treinados em situações de emergência, como incêndios, enchentes, além de noções de primeiros socorros, entre outros.

Municípios atendidos

Além de Porto Alegre, os seguintes municípios serão beneficiados: Alto Boa Vista, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Vila Rica.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet