Notícias / Água Boa

04/04/17 às 12:10

Água Boa e mais cinco municípios da região do Araguaia participam do 'Acrimat em Ação 2017'

Este ano o projeto leva aos pecuaristas informações sobre o mercado da carne planejamento em pecuária

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa e mais cinco municípios da região do Araguaia participam do 'Acrimat em Ação 2017'

Foto: Assessoria

Em duas rotas, o “Acrimat em Ação 2017” mobilizou 2.227 participantes em 13 municípios de Mato Grosso. O maior projeto da pecuária de corte do Estado inicia nesta semana a Rota 3, que percorre toda a região do Araguaia, de Vila Rica a Barra do Garças. Ao todo, seis municípios recebem a equipe técnica do dia 5 ao dia 11 de abril, com informações atualizadas sobre o mercado da carne e sobre investimentos e gestão de negócios. Os eventos acontecem dia 05 em Vila Rica, 06 em Ribeirão Cascalheira, 07 em Canarana, 08 em Cocalinho, dia 10 em Água Boa e 11 em Barra do Garças.

Na última rota, que passou pelas regiões Arinos e Noroeste, 1.361 pecuaristas participaram da palestra “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”, ministrado pela pesquisadora Mariane Crespolini, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) também faz uma atualização diária da situação do mercado da carne após a operação da Polícia Federal “Carne Fraca”.

O representante regional da Acrimat em Vila Rica, Anísio Vilela Junqueira Neto, destaca a importância da presença da entidade na região do Araguaia. Estamos em uma das regiões mais tradicionais na atividade, mas que ainda enfrenta sérios problemas com a concentração de empresas frigoríficas. Falar de gestão e planejamento é fundamental para nós”.

O problema apresentado por Anísio é antigo na região. Atualmente há apenas uma empresa abatendo um rebanho de mais de meio milhão de animais, considerando somente os municípios por onde “Acrimat em Ação” vai passar, Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Canarana, Cocalinho, Água Boa e Barra do Garças.

Sobre a palestra da pesquisadora Mariane Crespolini, os participantes receberão instruções sobre o mercado consumidor, as demandas e como planejar a produção para atender os clientes e garantir renda. “O mercado da carne tem uma demanda crescente, mas é cada vez mais exigente. A produção exige técnica, investimento e planejamento”, afirma Mariane Crespolini.

Maria Ester Fava, a Teia, representante da entidade, diz que escolha do tema foi excelente por apresentar alternativas para a atividade mesmo em tempos de adversidades e exemplifica com a própria situação enfrentada pelo setor. “Hoje mesmo, com tudo que está acontecendo, estamos vendo o setor se unir para mostrar para o mundo o trabalho dos produtores.  Não adianta lamentar, é preciso buscar soluções”.

Ainda segundo Teia, a pecuária está se profissionalizando, buscando informações e tecnologias que garantam renda. “Não existe mais esperar pela valorização da terra, a pecuária precisa ser rentável e para isso é preciso investir em tecnologia e profissionalização”, explica a pecuarista.

Parceria

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017, o evento com a participação de cinco parceiros, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.

Rotas

A Rota 3 passa por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04), Barra do Garças (11.04). Ainda em abril, a Rota 4 contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).

A última rota acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet