Notícias / Saúde

03/04/17 às 16:13

Médico destaca as descobertas históricas na evolução da radiocirurgia

ZF Press

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Médico destaca as descobertas históricas na evolução da radiocirurgia

Jony Ramos Soares

Foto: ZF Press

FLASH – No fim do século 19, duas descobertas revolucionaram por completo a história universal: os raios-X – descobertos em 1895, pelo físico alemão Wilheim Röntgen – e a radioatividade, descoberta em 1898, na França, por Maria e Pierre Curie em conjunto com Antoine Henri Becquerel.Este era o início de uma jornada de desenvolvimento para incontáveis novas aplicações – entre as quais consta a Radioterapia (ou seja, a utilização de radiações ionizantes para efeitos terapêuticos). O tema foi destaque na palestra "Radiocirurgia: Perspectiva Histórica", ministrada pelo neurocirurgião Jony Ramos Soares, durante o 1º Simpósio de Radiocirurgia de Mato Grosso. O evento acontece, hoje (31), no hotel Gran Odara, em Cuiabá. 

Em sua apresentação, Jony contextualizou o processo evolutivo do desenvolvimento do método e tecnologia – destacando alguns pontos históricos. De acordo com ele, a primeira radiocirurgia ocorreu em 1956 e teve como foco o tratamento de neuralgia de trigêmeo – iniciando uma nova era médica. Logo, a sua popularização acontece em 1960 e 1970.

"Grande parte do desenvolvimento tecnológico relacionado ao uso de aceleradores lineares em radiocirurgia foi realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), local em que se encontra hoje, inclusive, o Modelo I", ressalta o neurocirurgião do Hospital Santa Rosa.

EVENTO - O “1º Simpósio de Radiocirurgia Estereotáxica de Mato Grosso”, acontece em Cuiabá para debater este tema tão importante para a radio-oncologia moderna, o Santa Rosa Onco, do Grupo Hospital Santa Rosa, em parceria com a Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso, promove o evento, que tem a participação dos professores da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), o doutor Antonio Afonso Ferreira de Salles e a mestre Alessandra Gorgulho.

SANTA ROSA ONCO – O Santa Rosa Onco é o único centro oncológico de Mato Grosso que oferece radiocirurgia. O primeiro procedimento realizado pela unidade aconteceu em setembro em uma paciente com neurinoma de acústico, um tumor benigno no ouvido e que poderia causar perda da audição.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet