Notícias / Agricultura

03/04/17 às 12:39 / Atualizada: 03/04/17 às 12:45

Cinco Sindicatos da região de Querência superam meta de eventos do SENAR-MT

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cinco Sindicatos da região de Querência superam meta de eventos do SENAR-MT

Foto: Rafael Manzutti

Os Sindicatos Rurais de Água Boa, Campinápolis, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina e Querência, todos da região leste do Estado, atingiram mais de 80% de execução do total de eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) planejados para 2016. Eles pertencem à regional de Querência, composta por outros quatro municípios, região que vive a recente abertura para atividade agrícola associada à pecuária. Todos os cinco sindicatos receberam o prêmio bônus ofertado pela instituição – um incentivo financeiro e um certificado de meta atingida.
 
Ao longo de 2016, foram cerca de 400 eventos do SENAR-MT realizados pelas nove cidades, entre treinamentos, qualificações, oficinas, palestra e outros. Conforme informações da regional, pelo menos um terço da demanda foi especificamente das cadeias de soja e milho, sobretudo de treinamentos voltados para aplicação das Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho, as NRs. Em seguida, os cursos voltados à operação de máquinas e uso de implementos agrícolas.
 
"A lavoura já começou por aqui, já está tendo soja na região. Temos pelos menos três fazendas que plantam próximas à cidade, e outras no distrito de São José do Couto. Tem lugar que planta bastante", comentou o presidente do Sindicato Rural de Campinápolis, Joaquim José de Almeida, informando que a demanda por treinamentos voltados à mecanização está aumentando no município.
 
O presidente esclareceu que a principal atividade de Campinápolis é a bovinocultura leiteira e que a existência de uma cooperativa impulsiona o empenho para a realização de eventos do SENAR-MT. "A gente se dedica bem, ajuda a mobilizadora, se esforça para realizar os cursos todos. O pessoal sempre demanda. Aqui, temos a cooperativa de leite para sempre fazermos treinamento com os cooperados".
 
Campinápolis conta hoje com 62 produtores associados ao Sindicato Rural e quer ampliar esse número. "Vamos fazer algumas ações para aumentar a atração. Tomar algumas medidas para melhorar o atendimento no Sindicato e mostrar que é vantagem para o produtor. E o SENAR-MT é muito importante nesse processo. Quando se trata de SENAR é sempre nota dez, atende a gente muito bem", avaliou Almeida, dizendo que a expectativa para 2017 é realizar ainda mais eventos em parceria com a instituição de ensino. No ano passado, foram 22 eventos do SENAR-MT no município. Este ano, há 36 planejados, com 13 já realizados.
 
ANO NOVO - Outras cadeias que também solicitam treinamentos do SENAR-MT na regional de Querência são bovinocultura de corte e silvicultura, sobretudo para cursos de sangria de seringueira, já que está dentro do arco amazônico. Em 2017, a expectativa é realizar cerca de 430 eventos entre planejados (390) e os demandados que surgem ao longo do ano, com predominância nas cadeias de soja e milho. Os Sindicatos de Ribeirão Cascalheira e Nova Xavantina ampliaram o número de cursos nessa área.
 
Além dos cinco ganhadores do bônus do SENAR-MT, fazem parte da regional os municípios de Canarana, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Nova Nazaré.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet