Notícias / Agricultura

01/04/17 às 19:57

Rio Verde (GO) - Mulheres vencem preconceito e se destacam no campo, diz consultor

Palestrante da Tecnoshow fala da atuação feminina no ramo, em Goiás. Apesar do preconceito enfrentado, elas se destacam como produtoras.

Danielle Oliveira*Do G1 GO

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Rio Verde (GO) - Mulheres vencem preconceito e se destacam no campo, diz consultor

Fazendeira Elizabeth Lima nota participação das mulheres no campo

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

O consultor agropecuário e agrônomo José Ney Vinhas fala sobre a importância da atuação da mulher no agronegócio brasileiro durante uma palestra na Tecnoshow Comigo 2017, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Na próxima terça-feira (4), às 11h, ele mostra que as mulheres estão cada vez mais envolvidas no ramo e representam boa parte dos produtores. A entrada na feira e na palestra são gratuitas.
 
O palestrante destaca que o debate é importante porque aumentaram os indicadores da presença de mulheres que se dedicam ao agronegócio. Segundo ele, em 2014 as mulheres já representavam 47,9% da população rural e 52,3% da população economicamente ativa no meio.

A palestra, que é voltada para famílias dedicadas ao agronegócio, fala da importância da mulher na gestão das fazendas. Vinhas explica que, com o crescimento da profissionalização dos filhos e filhas dos produtores rurais, a mulher começou a ganhar espaço para dar continuidade aos negócios da família.

“Hoje temos filhas assumindo os negócios dos pais. Além disso, com a tecnologia, o trabalho não é mais braçal e a mulher tem um papel importante, é mais emocional e facilita o gerenciamento das equipes, dos recursos humanos, do financeiro”, pontuou o palestrante.

Segundo Vinhas, ainda existe o preconceito da mulher dentro do agronegócio, já que nem sempre há a valorização da produtora e nem sempre elas são tratadas de igual para igual com os homens. “É muito mais fácil para quem tem preconceito enxergar que a mulher não consegue trabalhar na lavoura, com pião. Ela tem um papel importante como articuladora política, na gerência, que é fundamental”, completou.

 
Produtora rural afirma que mulheres ainda sofrem peconceito no agronegócio Goiás (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)Produtora afirma que mulheres ainda sofrem peconceito no agronegócio (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
 
Atuação feminina

A bióloga e fazendeira Elizabeth Ferreira Guimarães Lima concorda com a importância de se conversar sobre o assunto. Segundo ela, que é produtora de orgânicos, não é fácil para a mulher estar no meio rural.

“A maioria dos trabalhos rurais são pesados e eu acho que a mulher tinha que ser mais valorizada, até financeiramente. Com certeza, a mulher pode ser melhor na produção no campo, porque ela consegue ver melhores ângulos. O homem é mais focado, mais objetivo”, relatou a fazendeira.

Elizabeth afirma que vem notando que cada vez mais mulheres do meio rural vêm tomando a direção das fazendas, produção e outros trabalhos do campo. “Às vezes ela já mora no local, tem o marido que trabalha, ou ela recebeu de herança, então ela percebeu a necessidade de colocar as suas ideias no meio rural”, completou.

Tecnoshow 2017
Local: Centro Tecnológico Comigo (CTC) - Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural de Rio Verde, GO
Data: de 3 a 7 de abril
Horário: entre 8h e 18h
Entrada gratuita
* Danielle Oliveira é integrante do programa de estágio entre a TV Anhanguera e Faculdades Alfa, sob orientação de Elisângela Nascimento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet