Notícias / Saúde

01/04/17 às 18:30

FLASH – Radiocirurgia pode ser opção para tratamento de tumores malignos e benignos

ZF Press

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
FLASH – Radiocirurgia pode ser opção para tratamento de tumores malignos e benignos

Foto: ZF Press

Muitas pessoas até hoje ainda não sabem o que significa uma Malformação Arteriovenosa Cerebral (MAV). Ela constitui uma comunicação anormal entre o sistema arterial e venoso encontrado em qualquer local do cérebro. Ou seja, a MAV é uma conexão anormal entre artérias e veias que modifica o fluxo normal de sangue entre elas.

Para falar mais sobre o assunto, o 1º Simpósio de Radiocirurgia Estereotáxica de Mato Grosso, evento ocorre nesta sexta-feira (31.03), em Cuiabá, trouxe o tema "Radiocirurgia para Malformações Arteriovenosas Cerebrais", com o neurocientista Antonio Afonso Ferreira Salles.

Conforme explicou o neurocientista da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), a radiocirurgia adquiriu uma excelente reputação como o procedimento de escolha para o tratamento de casos de MAVs, bem como seus prós e contras. 

"O corpo todo pode ter Malfomação Arteriovenosa, mas, no caso das MAVs, é preciso avaliar o uso da radiocirurgia, pois mesmo que não desapareça, tem menor chance de sangramento. Quando você irradia, há um espaçamento nas paredes dos vasos", disse Salles.

SCHWANNOMA VESTIBULAR – Atahualpa Strapasson, do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, falou sobre o tratamento radiocirúrgico dos schwannoma vestibulares – um dos mais difíceis, segundo a literatura. Trata-se de um tumor benigno, que raras vezes sofre transformação maligna. Do ponto de vista histológico, tem-se uma cápsula conjuntiva que o envolve, com densidade celular moderada e irregularmente distribuída.

Clinicamente, o schwannoma vestibular pode apresentar sinais e sintomas tão discretos que, na maioria das vezes, não são valorizados nem pelo paciente e nem pelo médico.

“A radiocirurgia é o opcional menos agressivo e melhor tolerado no tratamento do schwannoma vestibular. Pode ser indicada como primeira opção ou, secundariamente, como complemento da cirurgia”.

EVENTO - O “1º Simpósio de Radiocirurgia Estereotáxica de Mato Grosso”, acontece em Cuiabá para debater este tema tão importante para a radio-oncologia moderna, o Santa Rosa Onco, do Grupo Hospital Santa Rosa, em parceria com a Sociedade de Neurocirurgia de Mato Grosso, promovem o evento, que tem a participação dos professores da Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA), o doutor Antonio Afonso Ferreira de Salles e a mestre Alessandra Gorgulho.

SANTA ROSA ONCO – O Santa Rosa Onco é o único centro oncológico de Mato Grosso que oferece radiocirurgia. O primeiro procedimento realizado pela unidade aconteceu em setembro em uma paciente com neurinoma de acústico, um tumor benigno no ouvido e que poderia causar perda da audição.
 
  • FLASH – Radiocirurgia pode ser opção para tratamento de tumores malignos e benignos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet