Notícias / Saúde

10/08/15 às 21:42

Refrigerante e doce provocam epidemia de diabetes em índios Xavante

Reportagem mostra que indígenas alteraram a alimentação e sofrem as consequências

THAIZA ASSUNÇÃO

MÍDIA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Refrigerante e doce provocam epidemia de diabetes em índios Xavante

Epidemia de diabetes é resultado da alteração drástica na alimentação dos índios

Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

Indígenas que vivem nas aldeias xavantes Sangradouro e São Marcos, no município de General Carneiro e Barra do Garças (a 452 km e 508 km da Capital), respectivamente, estão sucumbindo diante de uma doença silenciosa: o diabetes.

Isso é o que mostra uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (10).

De acordo com a matéria, assinada pelo repórter Lucas Reis, a epidemia é resultado da alteração drástica na alimentação dos índios, que abandonaram comidas tradicionais, como batata-doce, abóbora e mandioca, por pão de forma, bolos de caixinha e muito refrigerante.

"Após o projeto, os índios foram abandonando as roças. E abandonaram o seu cardápio tradicional, que incluía gafanhotos assados, formigas e larvas, ricos em proteínas"
 
Um estudo realizado pelo endocrinologista João Paulo Botelho Vieira Filho, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina, aponta que nas duas aldeias a prevalência de diabetes é de 28,2%. Na população em geral, o índice é de 7%.

Por conta do diabetes, a indígena Rosalia Ro’odzano, de 52 anos, teve que amputar a perna.

“Eu desmaiava, tinha crises, dores. Comia mesmo muito doce, refrigerante”, disse ela à reportagem.

Conforme o endocrinologista, essa mudança nutricional foi motivada tanto pelo “Projeto Arroz”, da Fundação Nacional do Índio (Funai) - criado para reverter o escassez dos alimentos - quanto pelas ações do Governo Federal, como a aposentadoria e o Bolsa Família.

“Após o projeto, os índios foram abandonando as roças. E abandonaram o seu cardápio tradicional, que incluía gafanhotos assados, formigas e larvas, ricos em proteínas”, contou o endocrinologista.

Para Vieira Filho, a única solução para os xavantes é voltar à alimentação tradicional e adquirir novos hábitos, como cortar radicalmente os refrigerantes.

Clique AQUI e confira a reportagem completa feita pela Folha de São Paulo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet