Notícias / Policial

10/08/15 às 21:01

PF encontra mais de meia tonelada de cocaína em veleiro holandês

Droga estava no tanque de combustível do barco, apreendido há 9 dias. Entorpecente foi achado após vistoria ocorrida no Porto do Recife.

PF encontra mais de meia tonelada de cocaína em veleiro holandês

Veleiro holândes Rody foi apreendido no dia 1º deste mês

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

 
A Polícia Federal informou, nesta segunda (10), que encontrou mais 531 kg de cocaína durante nova vistoria no veleiro holândes Rody apreendido no dia 1º deste mês,  após passagem por Fernando de Noronha. A droga foi achada no tanque de combustível da embarcação. No dia da apreensão do barco, os policiais haviam encontrado 11,5 kg do entorpecente durante inspeção no arquipélago. No último sábado (8), com a ajuda de cães farejadores, foram achados mais 71 kg. Somadas, as pesagens totalizam 613,5 kg de cocaína, a maior registrada pela PF em Pernambuco.
 
Droga foi encontrada no tanque de combustível  (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)Cocaína foi encontrada no tanque de combustível (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)
O homem que comandava o veleiro, um holandês de 48 anos, continua preso no Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Se condenado, ele deve cumprir pena na capital pernambucana. O barco foi abordado na altura da costa do Rio Grande do Norte em 1º de agosto, após ter passado por Noronha. O alerta para tráfico internacional foi emitido pela Agência Britânica para a PF, que conseguiu localizar a embarcação.

A suspeita é que o estrangeiro tenha pego a droga na Colômbia. De acordo com a polícia, o suspeito não chegou a atracar na costa colombiana. A cocaína teria sido arremessada, por meio de paraquedas, para o veleiro em alto-mar. Ainda não se sabe se ele deixou alguma substância em Noronha. Ele já estava voltando para a Europa quando foi interceptado pelos policiais federais.

Ainda conforme a PF, uma forte ventania registrada no dia da apreensão impediu uma inspeção minuciosa no valeiro. A embarcação saiu de Noronha na quinta (6) e chegou ao Porto do Recife no sábado (8). O barco tem cerca 15 metros de comprimento e conta com equipamentos modernos de navegação e placa solar para geração de energia. O barco está avaliado em mais de R$ 1 milhão.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet