Notícias / Agricultura

30/03/17 às 16:10 / Atualizada: 30/03/17 às 16:29

Empresários debatem cultivo de trigo e empresa analisa viabilidade de moinho em Primavera do Leste

Técnico explica que cultura pode ser alternativa para plantio de maio a setembro

Jonas da Silva e Gabriel Soares / Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Empresários debatem cultivo de trigo e empresa analisa viabilidade de moinho em Primavera do Leste

Foto: Assessoria

Empresários e técnicos da região de Primavera do Leste  reuniram-se esta semana para avaliar o Programa Pró-Trigo no município. Na ocasião, o diretor comercial do Moinho Dona Hilda, de Mariópolis (PR), João Antônio Sentchuk, afirmou que a empresa tem interesse em instalar uma unidade de moagem na cidade.

Uma reunião liderada pela Frente Parlamentar do Agronegócio ainda neste mês deve ser realizada com a diretoria da Cooperativa Agropecuária de Primaverense (Cooaprima) para encaminhar o assunto. Outra reunião deve ser realizada com a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) dia 1º de junho. 

O extensionista e coordenador da Câmara Técnica do Trigo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, explica o objetivo da reunião como forma de detectar a viabilidade do plantio comercial do trigo. Ele afirma que a triticultura pode ser alternativa para um segmento do agronegócio em Mato Grosso.

“Foi feita uma reunião com lideranças locais e estaduais para ver a viabilidade da futura instalação de um moinho flex, de trigo e milho, de forma a verticalizar a produção na região, aumentando a renda do produtor e gerando empregos”, argumenta.

De acordo com o coordenador, há condições para o plantio e colheita da cultura do trigo. “Nós estamos colocando trigo aqui porque tem mais de 35 mil hectares de área plantada e o trigo vai muito bem no vazio sanitário da soja. Por isso queremos sugerir o plantio do trigo de maio a setembro, porque vai fortalecer o produtor da região”, esclareceu Hortêncio Paro, após reunião realizada na terça-feira (29/3).

Apoio institucional

O extensionista afirma que o deputado Zeca Viana (PDT-MT) apoia a iniciativa e já tinha pré-agenda na programação da Farm Show esta semana em Primavera do Leste. “O deputado Zeca enviou o Leôncio Pinheiro, que participou do debate e trouxe algumas sugestões para nos ajudar a implantar essa ideia”. O deputado é coordenador-geral da Frente Parlamentar do Agronegócio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O trigo a ser cultivado em Primavera do Leste e região é o de sequeiro e irrigado, cujo ciclo de plantio e colheita é de 95 a 110 dias. Hortêncio lembra que há 9 propriedades com cultivo comercial, sendo que nelas há controle sanitário e monitoramento testado sobre doenças e pragas.

Ele destaca que o Estado consome cerca de 130 mil toneladas de farinha por ano e importa aproximadamente 90% da farinha de trigo. Em fevereiro do ano passado, a Empaer lançou um boletim informativo com resultados da cultura referente ao ano de 2015.
  • Empresários debatem cultivo de trigo e empresa analisa viabilidade de moinho em Primavera do Leste

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet