Notícias / Meio Ambiente

30/03/17 às 09:04

Rio no Tocantins tem pesca suspensa por 3 anos para reprodução de peixes

Rio Caiapó é um dos afluentes do rio Araguaia, no leste do Tocantins. Pescadores ribeirinhos que sobrevivem do rio ficam isentos da medida.

Do G1 TO

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
O rio Caiapó, na região oeste do Tocantins, teve a pesca predatória suspensa por três anos a partir desta quarta-feira (29). A medida é para permitir a reprodução dos peixes e o repovoamento das espécies do local. A decisão foi tomada após os pescadores relatarem que a quantidade de animais pescados diminuiu muito no rio. O Caiapó é um dos afluentes do rio Araguaia, um dos principais do estado.

A proibição vale para um trecho de 30 k do rio, entre a ponte da TO-442, próxima as cidades de Araguacema e Caseara e a foz do rio Araguaia. Esse trajeto é considerado o berçário das espécies. Ao longo do trecho onde será determinada a suspensão da pesca serão colocados postos de fiscalização. Um desses pontos já existe, no encontro dos dois rios.

A decisão foi tomada em uma audiência pública, o acordo foi entre os pescadores e vários órgãos, incluindo o Ministério Público Federal e o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins). A aprovação da medida foi unanime. Após o fim do prazo da proibição, uma nova avaliação será feita no local.

O trecho em questão faz parte do Parque Estadual do Cantão, uma das unidades de conservação do estado. Os pescadores ribeirinhos, que sobrevivem da pesca, ficam isentos da medida. "O fechamento do rio Caiapó vai contribuir também com o povoamento de peixes em outros cursos d’água, como o rio do Coco e o rio Araguaia. Se esta ação não fosse adotada a médio e curto prazo, nós viríamos a não ter mais peixes nesses rios", disse o gerente do Parque Estadual do Cantão, Adailton Glória.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet