Notícias / Policial

10/08/15 às 14:02

Adolescente suspeito de matar PM em MT diz que vítima tentou tomar arma

Vagner Martins tinha 39 anos e foi atingido por 4 tiros dentro de casa. Delegado diz que os três adolescentes detidos são violentos.

Denise Soares

Do G1 MT

Imprimir Enviar para um amigo
Adolescente suspeito de matar PM em MT diz que vítima tentou tomar arma

Tenente-coronel da PM morreu após assalto no final de semana em Sinop.

Foto: Arquivo pessoal

O adolescente de 15 anos, suspeito de ter atirado e matado o tenente-coronel da Polícia Militar, Helton Vagner Martins, de 39 anos, disse em depoimento à Polícia Civil que o policial teria tentado tomar a arma dele durante o assalto, ocorrido na noite de sábado (8) em Sinop, a 503 km de Cuiabá. Os assaltantes invadiram a casa de Helton e renderam a família. O policial e a esposa dele foram baleados.

Três adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos, foram detidos. Um quarto assaltante, de 23 anos, foi preso suspeito de participar do crime como motorista da quadrilha.

Eles usavam uma caminhonete de cor preta que pertencia ao mais velho do grupo. Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcelo Carvalho, o adulto teria ‘incitado’ os menores a praticarem o roubo.

 
“No depoimento eles disseram que não sabiam que era a casa de um oficial da PM. Eles entraram para fazer o roubo e quando começaram acharam um boné da PM. Quando ele [o adolescente] foi indagar o tenente, o PM teria tentado desarmá-lo e a esposa teria entrado no meio”, disse ao G1 o delegado.

A versão do adolescente ainda é apurada pelos policiais, uma vez que nem a esposa do tenente-coronel nem outras testemunhas foram interrogadas. “Esse menor de idade que atirou é conhecido, tem várias passagens por roubos. Esses adolescentes são violentos, nos outros assaltos eles batiam nas vítimas. Vamos apurar se o crime foi encomendado ou se eles, ao perceberem que era um policial, mataram só por ele ser PM”, informou Carvalho.
 
Homem foi preso por participar de assalto que terminou na morte de tenente-coronel em Sinop. (Foto: Reprodução/TVCA)Homem foi preso por participar de assalto que terminou na morte de tenente-coronel em Sinop.
(Foto: Reprodução/TVCA)
De acordo com a Polícia Civil, os três adolescentes já foram apresentados ao Ministério Público Estadual (MPE) e devem ser transferidos para unidades socioeducativas do estado. O adulto foi encaminhado para a Penitenciária Osvaldo Florentino Leite (Ferrugem), em Sinop.

Outras quatro pessoas, familiares dos envolvidos, foram presos por darem apoio aos suspeitos e outros por esconderem a arma do crime.

O caso
O tenente-coronel foi abordado na porta de casa, por volta das 19h30 de sábado, quando lavava o carro. Os bandidos levaram PM para dentro da residência, juntamente com o filho dele. Um dos assaltantes, então, teria reconhecido o policial e mandado outro bandido atirar. O PM levou dois tiros no peito, um no tórax e um na cabeça.

A mulher dele estava na casa e foi atingida por três tiros. Ela passou por cirurgia e está internada em um hospital em Sinop. Os dois filhos menores do casal e uma sobrinha também estavam na residência. Nenhum deles se feriu.
 
Tenente-coronel foi abordado na porta de casa em Sinop quando lavava o carro. (Foto: Reprodução/TVCA)Tenente-coronel foi abordado na porta de casa em Sinop quando lavava o carro. (Foto:Reprodução/TVCA)
 
O tenente-coronel chegou a ser levado por um carro da PM até o hospital e ficou internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele passou por cirurgia, mas não resistiu e morreu na madrugada de domingo (9). A vítima atuava havia 7 anos no município e tinha 22 anos de carreira na PM do estado, informou a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O corpo do policial foi transladado para velório na tarde de domingo para Cuiabá. A previsão é de que sepultamento ocorra na tarde desta segunda-feira (10), no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.
 
 
 
Sitevip Internet