Notícias / Negócios

27/03/17 às 16:51

Quando moda e esportes se unem

Saiba mais sobre parcerias históricas entre marcas e artistas

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Quando moda e esportes se unem

Foto: Divulgação

Não é novidade que a cultura pop e os artistas influenciam na moda e nos estilos de roupas e sapatos, mas algumas marcas utilizam esse prestígio para criar tênis exclusivos a partir da ajuda de alguns artistas.

Essa parceria é muito comum com artistas de música, geralmente de hip hop, em que grandes marcas patrocinam o músico e criam modelos de tênis – em alguns casos, são exclusivos e limitados. Os artistas usam e divulgam a marca e o tênis, enquanto fãs compram os calçados e, muitas vezes, os colecionam.

Como começou
A primeira parceria aconteceu entre a marca Adidas e o grupo de hip hop Run DMC, no final da década de 1980. Isso ocorreu porque o grupo musical se apresentava utilizando um estilo característico, com jaquetas de couro, chapéus e tênis.

Esse visual conquistou os jovens, tornando-se moda em pouco tempo. Com essa influência, a empresa viu uma grande oportunidade de mercado, patrocinou o Run DMC e criou modelos com ajuda dos artistas. Assim, a Adidas lançou alguns modelos de tênis, como o Superstar, que fizeram muito sucesso na época, transformando-os em ícones pop.

Com o sucesso da primeira experiência, iniciaram-se várias campanhas ao longo dos anos com outras marcas e outros artistas influentes.

Em outros casos, as empresas fabricaram um número limitado e personalizado especialmente para os artistas, como é o caso do tênis de basquete de 1985 da marca Nike, cujo relançamento teve a fabricação de poucos pares personalizados para os integrantes e amigos do grupo Wu-Tang Clan. Esses tênis são verdadeiras relíquias para colecionadores, podendo valer milhares de dólares em leilões.

No Brasil
Não são apenas os grupos norte-americanos que possuem parcerias com grandes marcas de tênis. No Brasil, por exemplo, o artista Marcelo D2 fechou uma parceria com a Nike, em 2014, para um grande projeto.

A ideia era projetar um tênis para cada música do disco “Nada pode me parar”, que seria lançado na mesma época, compondo, ao todo, 15 músicas e 15 tênis personalizados do modelo Air Max.

A estratégia do artista era promover o disco por meio da venda desses calçados, o que era vantajoso para a empresa fabricante. Porém, foi produzida apenas uma quantidade limitada, transformando os tênis em itens de colecionador.

Outras parcerias
Hoje, é fácil encontrar novas parcerias entre artistas e fabricantes de sapatos e roupas, como é o exemplo da marca italiana Gucci, que fechou uma colaboração com 21 artistas ao redor do mundo para relançar alguns modelos personalizados.

Mas nem sempre a estratégia é garantia de sucesso absoluto, como é o caso da parceria entre a Reebok e o artista Jay Z. Lançado em 2003, o modelo S. Carter desanimou os fãs e hoje tem valores baixos até mesmo em sites de leilões para colecionadores.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet