Notícias / Educação

24/03/17 às 16:34

Saiba mais sobre a modalidade de ensino a distância

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Saiba mais sobre a modalidade de ensino a distância

Foto: Divulgação

O EAD vem crescendo de modo acelerado no país, afinal, além de atingir as localidades mais remotas graças às novas tecnologias, ainda proporciona um ensino de qualidade para pessoas de todas as faixas etárias. A vantagem mais positiva dos cursos a distância está relacionada à flexibilidade.

Ao cursar uma universidade a distância, o aluno não precisa se preocupar com horários fixos de aulas, ou seja, ele escolhe acompanhar os conteúdos nos períodos que quiser. É possível acessar a matéria pela manhã, antes de sair para o trabalho, durante o horário de almoço ou realizar as tarefas durante o período noturno – o que, para muitos, pode ser mais produtivo. 

Mas veja, para estudar nessa modalidade, é necessário ter um grau elevado de responsabilidade e compromisso.
 
O diploma é reconhecido pelo MEC
O EAD é uma excelente escolha não só para quem tem uma vida bastante agitada e não dispõe de muito tempo para cursar uma faculdade presencial. É também a melhor opção para aqueles que desejam uma formação de qualidade, mas, no entanto, não podem arcar com um custo muito alto.
O ensino a distância é, em sua maioria, mais barato quando comparado ao curso presencial. Não há o custo, por exemplo, com transporte e alimentação fora de casa, o que reduz muito o investimento em uma graduação. Além disso, o diploma é reconhecido pelo MEC, e, por lei, é possível realizar desde a educação básica até doutorado no formato EAD. Esse é um dos fatores que ajudam a tornar os cursos online tão conceituados quanto os presenciais.

E para garantir que o aprendizado seja extremamente eficaz, é necessário realizar uma pesquisa bastante abrangente sobre a instituição que oferece a modalidade. Informar-se sobre a instituição escolhida buscando conhecer tudo a respeito do curso a distância que deseja fazer é o primeiro passo para quem quer estudar nessa modalidade. 

Os cursos a distância mais procurados
O curso a distância oferece um ambiente virtual repleto de conteúdos em PDF, videoaulas, webconferências, tutoriais e fóruns, o que permite ao aluno tirar dúvidas e interagir com estudantes de outras localidades do país.  Em outras palavras, a modalidade de ensino a distância traz um aparato de ferramentas que apoiam os alunos em todos os momentos de sua aprendizagem. Sendo assim, o aluno não perde nenhum conteúdo, o que passa a ser também outro ponto positivo para os cursos a distância.

Também vale ressaltar que há alguns modelos de educação a distância: abertos, semiabertos, fechados e colaborativos. É interessante analisá-los para decidir qual mais se adequa às suas necessidades. 

Com base em informações constantes no site do MEC, é possível até mesmo conhecer quais são os cursos a distância mais procurados no país e quais instituições contam com notas máximas. São eles:
  • Serviço Social;
  • Administração;
  • Biblioteconomia;
  • Marketing;
  • Secretariado;
  • Logística;
  • Ciências Contábeis;
  • Administração Pública;
  • Gestão Ambiental;
  • Pedagogia;
  • Recursos Humanos;
  • Competências Gerenciais;
  • Matemática – Licenciatura;
  • Letras – Licenciatura;
  • Biologia – Licenciatura.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet