Notícias / Cultura

22/03/17 às 11:52

Sorriso - Orquestra do Estado de Mato Grosso abre Temporada 2017 com Renato Borghetti

Espetáculo de estreia ocorre no dia 24 de março; já nos dias 25 e 26 será apresentado no Cine Teatro Cuiabá

Assessoria | SEC-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Este ano a Orquestra do Estado de Mato Grosso começa sua programação diferente. O espetáculo de estreia da Temporada 2017 com Renato Borghetti ocorre em Sorriso num concerto aberto na Praça das Fontes, sexta-feira, 24 de março às 20h. Sob regência do maestro Leandro Carvalho, a Orquestra destaca o repertório dedicado a tradição da música de Geraldo Flach, Guinha Ramires, Os Serranos, Sadi Cardoso, Gilberto Monteiro, dentre outras surpresas.

De Sorriso a Orquestra e Renato Borghetti seguem para duas apresentações no Cine Teatro Cuiabá, dias 25 e 26, sempre às 20h. Para as apresentações na capital, os ingressos custam R$20 e R$10 (meia).

Em 2011, Renato Borghetti protagonizou um dos momentos mais inesquecíveis da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Carismático e genial, o gaiteiro dos pampas gaúcho, acompanhado de Daniel Sá, seu parceiro o violonista, arrancou aplausos eloquentes de um público absolutamente apaixonado pela arte deste que é um dos mais representativos artistas brasileiros de todos os tempos. 

Além de toda a experiência adquirida por Renato Borghetti em suas andanças pelo mundo, as apresentações trazem na exercia, a identidade da música gaúcha, representada por um de seus maiores ícones. A tradição da música oriunda das fronteiras do Brasil com o Uruguai e a Argentina, se mistura ao cancioneiro popular brasileiro e ganha uma nova roupagem com a música de orquestra e seu esplendor.

"A música que eu faço tem origem no Rio Grande do Sul e possui todas estas influências de um estado de fronteira. Os ritmos uruguaios e argentinos estão misturados aos nossos, assim como a natural experiência com outros estilos que conheci em diversas viagens pelo Brasil e pelo mundo, que interferem no meu trabalho. O que procuro cuidar é não perder a origem e identidade da minha música que é gaúcha", explica Renato Borghetti. 

Com repertório pautado por chamamés, rancheiras e milongas, o espetáculo exibe também quatro peças de autoria de Renato Borghetti: “Sétima do Pontal”, em parceria com o músico gaúcho Veco Marques, da banda Nenhum de Nós; “Emily”, de 2001, gravada no álbum Paixão no Peito; “Fronteira”, de 1993, gravada ao vivo em Viena, em 2002. O repertório traz ainda ”Passo Fundo”, peça escrita e arranjada para orquestra por Daniel Sá.

Sobre o encontro com a OEMT, Borghetti ressalta. "Sempre que toco com orquestra é uma experiência muito gratificante, aprendo muito. Acho bárbaro este encontro entre regional e o erudito sem que isto se justifique apenas pelo inusitado".

Em três décadas de uma carreira ascendente, Borghetti incorporou a sua música elementos do jazz, da música erudita e da música folclórica de outras partes do planeta. Entretanto, sempre permaneceu fiel as raízes e as tradições musicais do Rio Grande do Sul.

Há 33 anos do lançamento de seu primeiro trabalho, Gaita-Ponto, disco que vendeu incríveis 100 mil cópias - tornando-se o primeiro álbum de música instrumental a ganhar um disco de ouro no Brasil - Borghetti tem revisitado, adaptado e modernizado diversas e importantes canções do folclore e da música popular com sua gaita inteligente e afável.

"Já toquei diversas vezes em Cuiabá, inclusive com a OEMT e sempre é bom retornar e rever a gauchada desgarrada que vive em Mato Grosso, conclui Borghetti. 

A Temporada 2017 é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. A Orquestra do Estado de Mato Grosso conta ainda com patrocínio do Grupo Petrópolis, Agro Amazônia e Ihara e apoio cultural do Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol e Rühling Inteligência em Contabilidade. 



Renato Borghetti e a gaita-ponto

Poucos sabem que Renato Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais solida carreira internacional. Turnês europeias são uma constante na vida do gaiteiro, cidades italianas (sua origem), passando ainda por festivais na Croácia, República Tcheca, Áustria e Alemanha. Na Áustria, onde se apresenta regularmente desde 2000, Renato se sente em casa, pois não há cidade em que não tenha tocado.

No verão europeu, as apresentações são na maioria ao ar livre, para milhares de pessoas. Mas também teatros, clubes de jazz, casas noturnas e centros culturais daqueles países e da França, Portugal, Hungria, Holanda, Eslovênia, Bélgica, Suíça tem programado a música do gaúcho que já tem centenas de carimbos no passaporte, de Viena, Innsbruck, Linz, Paris, Toulon, Berlin, Munique, Bremen, Budapeste, Lisboa, Praga, Florença, Padova, Lubliana.

Borghetti é cada vez mais atração internacional também em festivais do instrumento, ao lado de estrelas como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira. Borghetti comemorou em 2014 seus 30 anos de carreira, iniciados a partir do álbum Gaita-Ponto que vendendo mais de 100 mil cópias e ganhou o primeiro disco de ouro da música instrumental brasileira. 

Repertório para os concertos de março

Gilberto Monteiro (1973)
Milonga para as Missões
(Arranjo Arthur Barbosa)
 
Geraldo Flach (1945-2011)
Rancheirinha
(Arranjos Arthur Barbosa) 
 
Daniel Sá
Passo Fundo
(Arranjos Daniel Sá)
 
 Os Serranos (1968)
Redomona
(Arranjos Arthur Barbosa)
 
 Renato Borghetti (1963) e Veco Marques (1964)
Sétima do Pontal
(Arranjos Arthur Barbosa)
 
 Renato Borghetti (1963)
Emily
(Arranjos Daniel Sá)
 
 Sadi Cardoso
Minuano
(Arranjos Arthur Barbosa)
 
 Guinha Ramires (1956)
Barra do Ribeiro
(Arranjos Arthur Barbosa)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet