Notícias / Nacional

22/03/17 às 08:38

Globo Repórter fez reportagem em São Félix do Araguaia sobre hotel construído por JK

Hoje, tudo o que sobrou do Hotel JK são ruínas. Há 26 anos, um incêndio destruiu tudo. Depois do incêndio, nunca mais se falou em reconstruir o hotel.

Globo Repórter, via Olhar Cidade

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Globo Repórter fez reportagem em São Félix do Araguaia sobre hotel construído por JK

Foto: Divulgação

Na porção Oeste do Tocantins, a natureza criou uma ilha no coração do Brasil. Mas em vez de uma pequena porção de terra, o que se vê é uma área gigantesca, onde mesmo do alto não é possível avistar o outro lado.

A Ilha do Bananal começa e termina no encontro de dois rios: o Araguaia e o Javaés. A distância de uma ponta a outra é de 330 quilômetros. É a maior ilha de água doce do mundo. É como se coubessem dentro dela 15 cidades do tamanho do Rio de Janeiro. Uma parte pertence aos índios. A outra forma o Parque Nacional do Araguaia.

A equipe do Globo Repórter embarcou em uma viagem para conhecer uma parte da história do Brasil que ficou perdida no tempo e na ilha, que também fazia parte dos planos de Juscelino Kubitschek. O presidente que construiu Brasília queria transformar uma porção da ilha em um balneário. E decidiu que o governo deveria erguer ali um hotel.

Hoje, tudo o que sobrou do Hotel JK são ruínas. Há 26 anos, um incêndio destruiu tudo. Depois do incêndio, nunca mais se falou em reconstruir o hotel. A maior parte dos registros está guardada na memória do povo mais antigo da região. Era um hotel pra lá de imponente, bem na Ilha do Bananal e com vista para o rio Araguaia.

Atualmente, o terreno pertence a uma aldeia da tribo Karajá. Do outro lado do rio, em São Félix do Araguaia, um museu guarda uma pequena parte do que restou do hotel, de categoria internacional.

A história do Hotel JK está diretamente ligada a um caso inusitado, que inspirou a letra de uma famosa marchinha de carnaval. A história começou em uma das várias visitas da então primeira-dama Sarah Kubitschek à ilha, quando distribuiu aos indiozinhos vários apitos e foi uma barulheira.

Toda essa história é apenas uma lembrança. O projeto de ocupação desse pedaço do Brasil foi abandonado para proteger a cultura dos povos indígenas, que vivem no local até hoje. Com o isolamento, a Ilha do Bananal também ficou mais protegida.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet