Notícias / Justiça

17/03/17 às 16:04 / Atualizada: 17/03/17 às 16:10

Blairo cancela licença após operação Carne Fraca da PF e afasta envolvidos

Valérya Próspero- RDNews

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Blairo cancela licença após operação Carne Fraca da PF e afasta envolvidos

Ministro da Agricultura Blairo Maggi publica no Facebbok uma posição sobre operação da PF

Foto: Facebook/Reprodução

O ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) cancelou a licença de 10 dias,  publicada ontem (16), em decorrência da operação Carne Fraca, deflagrada hoje (17) pela Polícia Federal. Em nota, Blairo diz que as apurações indicam crimes contra a população brasileira e que merece ser punido com todo o rigor.

“Neste momento, toda a atenção é necessária para separarmos o joio do trigo. Muitas ações já foram implementadas para corrigir distorções e combater a corrupção e os desvios de conduta, e novas medidas serão tomadas. Estou coordenando as ações, já determinei o afastamento imediato de todos os envolvidos, e a instauração de procedimentos administrativos”, diz trecho da nota.

A operação apura o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos. São cumpridos 309 mandados judiciais em seis estados e no Distrito Federal.

Segundo a polícia, a operação é a maior já realizada pela PF no país. Pela manhã, funcionários do ministério foram detidos. Segundo o site G1, sabe-se até o momento que agentes do governo teriam recebido propina para liberar licenças de frigoríficos; maiores empresas do setor são investigadas no esquema; ministro foi gravado em conversas com um dos líderes do esquema; e frigoríficos vendiam carne vencida no mercado interno e no exterior.

A operação envolve grandes empresas do setor, como a BRF Brasil, que controla marcas como Sadia e Perdigão, e também a JBS, que detém Friboi, Seara, Swift, entre outras marcas, mas também frigoríficos menores, como Mastercarnes, Souza Ramos e Peccin, do Paraná, e Larissa, que têm unidades no Paraná e em São Paulo.

A reportagem do G1 ressalta ainda que em sua decisão, o juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, diz que o envolvimento do Ministério da Agricultura é "estarrecedor". 
"(O ministério) foi tomado de assalto - em ambos os sentidos da palavra - por um grupo de indivíduos que traem reiteramente a obrigação de efetivamente servir à coletividade", afirmou.

Licença e coincidência

O ministro Blairo Maggi havia tirado licença ontem (17). Curiosamente, a saída ocorreu após o procurador-geral da República Rodrigo Janot apresentar inquérito ao Supremo Tribunal Federal, em razão da delação premiada da empreiteira Odebrecht, com uma lista de ministros, deputados e senadores.

Apesar da coincidência, Blairo nega que deixar a pasta tenha relação com a investigação. O progressista explica que tinha uma viagem programada ao exterior a partir de domingo, por 10 dias, mas foi cancelada em razão da secretaria de Pesca ter sido desvinculada do ministério da Agricultura e passado para o ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

“Cancelei a viagem porque eu iria justamente com o pessoal da pesca visitar feiras e essas coisas todas. Como já tinha a agenda bloqueada aqui, aproveitei para pedir uma licença e ficar no Estado durante esses dias”, argumenta Blairo.

Nesse período, o ministro diz que vai aproveitar para renovar carteira de motorista, porte de arma e uma série de licenças que estão vencendo. “Então aproveitei algumas coisas para eu fazer, mas não tem nada a ver com a Odebresch não.” E reforça também que é muito coincidência.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet