Notícias / Notícias Gerais

14/03/17 às 18:16

Michel Temer recebe representantes da indústria mato-grossense e garante conclusão da BR-163

Industriais apontaram prioridades para o desenvolvimento do Estado durante reunião na manhã desta terça-feira

Redação ÁguaBoaNews com Fiesp

Imprimir Enviar para um amigo
Michel Temer recebe representantes da indústria mato-grossense e garante conclusão da BR-163

Foto: Assessoria

Representantes da indústria mato-grossense apresentaram na manhã de hoje (14/03) ao presidente da República, Michel Temer, um documento indicando as ações prioritárias para o fortalecimento da indústria, visando ao desenvolvimento econômico e social do Estado de Mato Grosso. Um dos principais pontos relacionados à infraestrutura, que é a conclusão da pavimentação da BR-163, com uma solução definitiva para a concessão da rodovia, obteve a garantia de conclusão por parte do presidente.

“Ele afirmou que essa rodovia é prioridade absoluta e que a conclusão é apenas questão de tempo, em função dos procedimentos operacionais”, comemora o presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Helmute Hollatz. O término da pavimentação da BR-158, no Araguaia, e também da BR-174 e MT-208 (entre Juina e Aripuanã) também integraram a pauta da reunião.

 “A industrialização é a próxima grande onda do crescimento mato-grossense”, comenta Helmute Hollatz. “O Estado precisa de um olhar especial do Governo Federal, pois já temos uma contribuição expressiva para o PIB nacional em decorrência do agronegócio e agora é o momento de intensificar a industrialização da nossa produção. Com as condições certas, nós podemos garantir a elevação do PIB”, afirma.

O encontro com o presidente Michel Temer foi articulado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em conjunto com o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e incluiu também representantes das federações de Rondônia, Roraima e do Tocantins.

As prioridades da indústria mato-grossense foram enumeradas a partir da contribuição de diversos sindicatos ligados à Fiemt, bem como dos conselhos temáticos da entidade.  O documento cita a necessidade de uma solução para o transporte ferroviário em Mato Grosso, viabilizando a saída da produção pelo Pacífico. Isso inclui a extensão da ferrovia Vicente Vuolo de Rondonópolis a Cuiabá, a conclusão da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (Fico), que cortará Mato Grosso no sentido Leste-Oeste, e incentivo à implantação da Ferrovia do Grão (Ferrogrão), que levará a produção do Estado diretamente ao porto de Miritituba, no Pará. Sobre essa questão, Temer afirmou que vai buscar investidores estrangeiros para viabilizar as obras.

O documento cita ainda a necessidade de gestão junto à Bolívia para garantir a renovação do contrato de fornecimento de gás natural, além da conclusão da pavimentação da estrada que liga Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra – que ainda possui em trecho sem asfalto do lado boliviano. A promoção de apoio para a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres também foi incluída na pauta.

Do ponto de vista tributário, Hollatz explica que Temer acolheu bem a solicitação da criação de um sistema de tributação progressiva para empresas egressas do Simples Nacional. “Hoje, se uma empresa deixa o Simples, existe uma diferença que é um verdadeiro abismo na incidência de tributos. O presidente foi muito receptivo quanto a essa questão e sinalizou que existe a possibilidade de viabilizar esse escalonamento em breve. Ele reafirmou ainda seu comprometimento com as reformas, que são fundamentais para a retomada do crescimento do país”, informa. Ampliação do acesso ao crédito e redução de juros também foram discutidas na reunião. 

Para o presidente da Fiemt, a reunião foi oportuna porque permitiu o acesso direto de representantes do setor ao presidente, levando as preocupações e as demandas para a continuidade do crescimento do Estado. “Eram somente empresários, todos com um interesse comum: o desenvolvimento do país. Foi muito produtivo”, conclui. Além de Hollatz, os empresários Edgar Teodoro Borges, Elias Correia Pedrozo e Alexandre Furlan participaram do encontro, que contou com a presença do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
  • Michel Temer recebe representantes da indústria mato-grossense e garante conclusão da BR-163

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet