Notícias / Agricultura

12/03/17 às 09:42

Nova Veneza (GO) - Produtor rural cego cuida de fazenda: 'ocupar a mente'

Valderico Farias perdeu a visão com acidentes aos 10 meses e aos 21 anos. Ainda assim, ele alimenta porcos, ordenha vacas e faz queijos: 'Me sinto bem'.

G1 GO

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Veneza (GO) - Produtor rural cego cuida de fazenda: 'ocupar a mente'

Valderico cuida sozinho da fazenda e ordenha suas 8 vacas todos os dias

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Ainda está escuro quando o produtor rural Valderico Farias, de 49 anos, começa sua lida diária na roça, em Nova Veneza, na Região Metropolitana de Goiânia. Inquieto, ele levanta ao som de uma moda sertaneja, faz o café e sai ainda de madrugada para suas atividades diárias, como alimentar os animais, ordenhar as vacas e até produzir seus próprios queijos. Tudo muito comum para quem mora na zona rural não fosse um detalhe: Valderico é completamente cego.

Quando tinha apenas dez meses, o produtor perdeu um olho em um acidente doméstico. Aos 21 anos, após um acidente de trânsito, deixou de enxergar de vez. Nada que o abalasse e impedisse trabalhar no campo fazendo que mais gosta.
 
"Todas as pessoas devem aceitar a deficiência que tem, querer ser alguém na vida e trabalhar. Ocupar a mente com alguma coisa que tem que ser feita”, destaca.

Guiado por um pedaço de pau em meio a árvores, raízes, buracos e córregos, ele segue, por volta das 5h para sua primeira tarefa, que é alimentar a criação de porcos. Com um saco pesado de ração nas costas, ele cuida dos bichos sem qualquer dificuldade.

Ordenha

Após tratar dos suínos, chega a hora das cabeças de gado. Para realizar a tarefa, ele precisa caminhar 2 quilômetros a pé até o pasto alugado onde mantém oito vacas que são ordenhadas todos os dias sem a ajuda de ninguém.

No percurso, os percalços são tirados de letra. "Cobra mesmo eu já encontrei muito na estrada. Um dia eu pisei nela. Ela quis dobrar e eu tirei ela com o pau e joguei para frente ", conta.

Após juntar os animais, chega a hora de tirar o leite. Antes, porém, Valderico limpa o curral e as vasilhas. Como se estivesse enxergando, lida com uma de cada vez, as quais chama pelo nome.

 
“Sinto bem fazendo e saber que a pessoa come uma produção que é de primeira qualidade. Já imaginou se eu fosse ficar dentro da minha casa sem fazer nada? Será que ia prestar minha vida?“.
Logo depois, chega a hora de preparar os queijos. Tão cuidadoso como em todos os outros processos, ele é rigoroso na produção, que tem venda garantida.

Exemplo

Totalmente independente, o produtor rural mora com a irmã, Margarida Conceição Sousa Gomes. Segundo ela, algumas pessoa chegam a duvidar que Valderico é realmente cego, dado a quantidade de atividades que realiza sem qualquer empecilho.

“Tem horas que as pessoas ficam colocando ele em prova para ver se realmente ele não enxerga porque vê fazendo as coisas e acha que ele enxerga", diz.

Na região, é tido como exemplo pelos amigos. "Ele não reclama", revela o produtor rural Otacílio José da Cruz.

Ver vídeo da reportagem AQUI

 
Produtor rural cego cuida sozinho de fazenda em Goiás: 'Ocupar a mente' (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Produtor sai de madrugada para primeira tarefa: alimentar os porcos
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet