Notícias / Barra do Garças

08/08/15 às 08:07

Sema reabrirá gradativamente Parque da Serra Azul em Barra do Garças

Governador assinará protocolo de intenções, na segunda-feira (10.08), com a prefeitura de Barra do Garças. Objetivo é realizar uma força-tarefa para reabrir atrativos turísticos do parque

ROSE DOMINGUES

Assessoria/ Sema-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Sema reabrirá gradativamente Parque da Serra Azul em Barra do Garças

Foto: Divulgação

Depois de quase um ano fechado, o Parque Estadual Serra Azul será gradativamente reaberto pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Na segunda-feira (10.08), o governador Pedro Taques estará em Barra do Garças para assinar o protocolo de intenções com Prefeitura Municipal.

Também devem assinar o documento representante da Câmara de Vereadores; o presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi; a gerente do parque, Cristiane Schnepfleitner; e o promotor da comarca, Marcos Brant, que atuará como mediador das ações que serão realizadas por todos os atores envolvidos nos próximos meses.

Conforme o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, uma das primeiras ações será a reabertura da rampa de salto de voo livre, que deverá ocorrer em até dois meses, beneficiando os praticantes do esporte. As demais medidas propostas pelo protocolo ainda não têm data prevista, mas algumas delas já foram realizadas, como a nomeação de um analista de meio ambiente para o cargo de gerente regional do parque e a reativação do conselho consultivo, que teve sua primeira reunião no dia 28 de julho. “Várias reuniões foram realizadas no final de julho para viabilizar parcerias locais que propiciem a reabertura dos atrativos turísticos do parque.”

Entre as prioridades do plano de trabalho que o governador assinará estão: reforma e ampliação da guarita principal do parque; elaboração de projetos e execução da adequação da estrada até o mirante do Cristo, do ordenamento do mirante e do centro de visitantes, com compra de equipamentos para sua operacionalização; e da adequação da trilha das cachoeiras. Também são fundamentais a desapropriação do Clube da Maçonaria (que será aberto à população); contratação de empresa especializada para estudo de viabilidade de concessão dos atrativos turísticos; contratação de no mínimo três monitores/guardas de parques e de uma brigada para prevenção e combate a incêndios florestais; e aquisição de um veículo 4x4.

Batistella explicou que o parque foi fechado entre o fim de agosto e início de setembro de 2014 em razão de uma ação recomendatória do Ministério Público do Estado (MPE), depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área. Na época, entendeu-se que a Sema não tinha condições de manter a conservação do parque para uso público, nem para proteção da biodiversidade. Não estava em funcionamento o conselho consultivo, bem como o plano de manejo para o local não estava implantado.

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, o plano de trabalho começou a partir de uma relação proativa da Sema junto ao Ministério Público da região, que vem disponibilizando recursos provenientes de compensação de multas para promover ações importantes, como: recuperação da cerca e do portão para o mirante, projeto de reforma da guarita principal e execução do projeto, além da contratação de brigada. “Essa sem dúvida é uma prioridade da atual gestão que estamos conseguindo realizar com apoio da comunidade local. Vai ser gradativo para manter a segurança aos usuários e também manter a proteção ambiental adequada”, esclareceu.

Sobre o parque

Trata-se de uma unidade de conservação criada a partir da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994. O Parque Estadual da Serra Azul (Pesa) possuiu 11 mil hectares, fica no município de Barra do Garças e tem a vegetação de Cerrado. Ao todo, Mato Grosso possui 46 unidades de conservação.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet