Notícias / Cultura

08/03/17 às 07:49

Artista de Sorriso receberá prêmio de reconhecimento em Salvador

No próximo dia 10 de março, na Câmara de Vereadores da cidade de Salvador (BA), o Artista e Escultor Jakson Moura receberá o Prêmio “Berimbau de Ouro: Valorização e Reconhecimento 2017”.

Márcia Ferreira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Artista de Sorriso receberá prêmio de reconhecimento em Salvador

Foto: Assessoria

O feito que lhe rendeu essa premiação em nível nacional foi uma escultura que está localizada na Praça da Juventude em Sorriso. O simpático capoeirista de 3,20 metros de altura e 4 metros de comprimento é uma das esculturas mais visitadas da cidade e já se tornou um cartão postal.
 
Para esculpir a obra intitulada “Tributo à Capoeira” o artista utilizou 10 sacos de cimento, 8 barras de ferro e meio metro de areia. Em apenas 25 dias, a escultura ficou pronta e Jakson afirmou que a riqueza de detalhes presente no capoeirista é devido à sua familiaridade com este esporte.  
 
“Faço capoeira desde que era criança. Com essa escultura eu quis enaltecer esse esporte e de certa forma, retribuir todo o bem que a capoeira me fez.  Me sinto honrado por receber esse prêmio e pelo capoeirista fazer parte da paisagem urbana da cidade de Sorriso”, disse o artista.
 
Jakson disse ainda que sua escultura tem um significado histórico para o país uma vez que não existe em nenhuma outra cidade do Brasil uma obra deste tamanho que homenageie a História da Capoeira.
 
A sensibilidade para a arte fez com que Jakson fosse convidado a expor duas de suas obras em Paris na “Galeria Artitude”. Em 2016, ele foi convidado também a esculpir um Frango de 10 metros de altura em Lucas do Rio Verde. A ave gigante é um símbolo da produção em grande escala de aves que são comercializadas para toda a América latina. 
 
“Gosto de trabalhar com o concreto por sua versatilidade e durabilidade. O cimento ainda fresco se assemelha à argila e isso me dá uma sensação de liberdade para criar e modelar esculturas, independentemente do tamanho que elas sejam”, concluiu.
 
Entre as outras obras do artista estão: O Anjo (2,5 metros de altura) e o Leão (1,80 metros de altura e 2,40 de comprimento) ambos no “Balneário Castelo” em Sorriso. Monumento em Homenagem aos Garis (2 metros de altura) em Lucas do Rio Verde. Santuário de Nossa Senhora (5,5 metros de altura) em Caravágio, distrito de Sorriso.
 
SOBRE O PRÊMIO -  O Berimbau de Ouro é a maior referência mundial de reconhecimento e premiação do segmento Capoeira (arte ancestral implantada em mais de 165 países). O evento é destinado a agraciar personalidades que direta ou indiretamente se destacaram por contribuir para o fortalecimento, valorização e visibilidade da capoeira.  Na edição de 2017 serão premiados mestres, contramestres, médicos, artistas, grupos de dança, produtores culturais, músicos, personalidades políticas, empresários, professores, jornalistas, escritores, poetas e desembargadores.
 
Para entrar em contato com o artista basta enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico (jdescultoreartista@gmail.com)
.
  • Artista de Sorriso receberá prêmio de reconhecimento em Salvador
  • Artista de Sorriso receberá prêmio de reconhecimento em Salvador
  • Artista de Sorriso receberá prêmio de reconhecimento em Salvador

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet