Notícias / Água Boa

07/03/17 às 17:40

Evento para mulheres mobiliza produtoras rurais de Água Boa

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Evento para mulheres mobiliza produtoras rurais de Água Boa

Foto: Assessoria


O Sindicato Rural de Água Boa promove amanhã (08/03), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o “2º Encontro de Produtoras Rurais de Água de Boa”. O evento, que tem o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), será realizado na sede do sindicato, às 19h, com a participação especial da produtora rural e palestrante Norma Terezinha Rampelotto Gatto.
 
Também faz parte da organização do evento o Núcleo da Associação de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), com a participação das esposas dos delegados e das delegadas da entidade.
 
Norma Gato contará sua experiência pessoal na palestra “Uma história de Sucesso e Superação”. A produtora é natural de Salto do Jacuí, Paraná, e vai relatar as dificuldades que enfrentou para se tornar uma referência feminina na produção de grãos em Mato Grosso. “Eu era a única mulher atuando na agricultura, até onde eu conhecia. Esforcei, trabalhei e consegui superar as dificuldades”, disse Norma Gatto.
 
A ideia do 1º encontro foi da esposa do presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Antônio Fernandes de Mello, Eliane Mello. Em 2016, a primeira edição reuniu 80 mulheres, todas esposas de produtores e produtoras rurais. A expectativa de público para este ano é de aproximadamente 120 mulheres.
 
Dos 131 sindicalizados no sindicato rural da cidade, dez são mulheres. Para Eliane isso é reflexo do crescimento da força feminina no campo. “As mulheres estão cada vez conscientes de que não existem barreiras que impeçam o crescimento pessoal e profissional. Elas estão cada vez mais engajadas nas atividades rurais e muitas delas assumindo funções que anteriormente eram apenas do homens”, destacou.
 
De acordo com a supervisora da Aprosoja, da região leste do estado, Leticia Laabf o objetivo do bate papo com a produtora rural Norma Gatto é despertar nas mulheres a aptidão pela sucessão familiar. “Normalmente, somente os homens tem conhecimento das rotinas da fazenda e a esposa acaba não participando das tomadas de decisões e do desenvolvimento da propriedade. Isso não é bom caso tenham que assumir os negócios da família em acontecimentos excepcionais”, explicou Leticia.
 
Na programação do evento estão dinâmicas em grupo, brincadeiras e trocas de experiência. “Serão momentos de muita descontração e alegria para comemorarmos a valorização da mulher no campo. Esse evento vai mostrar a força feminina”, disse Eliane.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet