Notícias / Notícias Gerais

06/03/17 às 17:13

Seminário de Orçamento Público em Saúde abre Encontro de Secretarias de Saúde de MT

Jaqueline Siqueira/COSEMS/MT

com redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Teve início na manhã desta segunda-feira, 06 de março, em Cuiabá o XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, que tem como tema central “Gestão do SUS em Defesa da Atenção Básica. Justos, somos mais”. O evento que ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso tem por objetivo reunir gestores de saúde, técnicos da pasta, representantes de movimentos sociais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no debate da Atenção Básica, visando o fortalecimento das ações por meio de conteúdos informativos com temas diversificados.

A primeira atividade do encontro é o Seminário do Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS) que através de exposições irá sanar dúvidas e trazer informações sobre o preenchimento do sistema que apura receitas e gastos em ações e serviços de saúde.

O seminário se estende ao longo desta segunda-feira e se encerra ao meio dia de amanhã (07.03). Paralela a esta atividade está sendo realizada a mesa redonda “Saúde dos Povos Indígenas e outras Diversidades Culturais, aprofundando sobre equidade.

As atividades do encontro seguem até quinta-feira (09).
 
ABERTURA OFICIAL
Com discurso emocionado a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), Silvia Regina Cremonez Sirena enalteceu que somente com o fortalecimento da Atenção Básica é possível fazer Saúde. “A Saúde é feita nos municípios e é importante frisar isso sempre, pois estamos sendo engolidos pela Média e Alta Complexidade. Com a renovação de mais de 90% da gestão municipal percebemos ao longo dos Acolhimentos o entusiasmo dos novos secretários de saúde, e isso nos motivou ainda mais, é a juventude trazendo novo ânimo ao SUS”, relatou.

O presidente da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Neurilan Fraga reforçou a necessidade das intervenções preventivas na Saúde. “Quanto melhor a Atenção Básica melhor os índices de saúde dos munícipes, e menos intervenções curativas imediatas são necessárias”.

A secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia de Araújo reafirmou que a prioridade da gestão é o investimento na rede de Atenção Básica. “O investimento na Atenção Básica é primordial na Saúde e entendendo isso é que a gestão inseriu como prioridade”.

Participaram ainda da solenidade de abertura o secretário geral do COSEMS/MT, Agostinho Bespalez, técnica do COSEMS, Elizabeth Pinto, a diretora do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana, Claudia Moreno no ato representando o secretário de Estado de Saúde, João Batista Pereira da Silva, a técnica do Ministério da Saúde, Maria Eridã.

 
PROGRAMAÇÃO
06.03.2017
8h – Abertura do XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso
8h – Seminário do SIOPS
12h – Almoço
13h30 – Retorno às atividades – Seminário SIOPS
18h – Encerramento do 1° dia

07.03.2017
8h – Retorno às atividades – Seminário SIOPS
12h – Encerramento do Seminário
14h às 18h – Assembleia Geral do COSEMS/MT
20h – Solenidade de Condecorações do XX Encontro de Secretarias Municipais de Saúde
21h - Conferência Magna “Desafio de ser Gestor na Sustentabilidade do SUS em defesa da Atenção Básica”
Conferencista: Mauro Junqueira , presidente do CONASEMS
Coordenação: João Batista Pereira da Silva, secretário de Estado de Saúde
21h45 – Posse da Nova Diretoria do COSEMS/MT – Biênio 2017-2019
22h – Jantar de Confraternização

08.03.2017
8h – Mesa Redonda: “Atenção Básica como Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado”.
Expositores: Maria José Oliveira Evangelista (CONASS), Marema Patrício (Assessoria Técnica CONASEMS), Maria da Penha Marques Sapata (COSEMS/PR), Adriana Paula de Almeida (DAB/MS) e Vilalba Carlos Lima Martins Bezerra (Tauá-CE).
Coordenação: Silvia Regina Cremonez Sirena, presidente do COSEMS/MT
11h – Debate
12h – Almoço
13h30 – Mesa Redonda: “Carteira mínima de ações e serviços da Atenção Básica à Saúde e o desafio do financiamento – Conhecer e reconhecer para qualificar a Gestão do SUS”.
Expositores: Núlvio Lermem Júnior e Ronaldo Zonta (SMS Florianópolis)
Coordenação: Regina Paula Oliveira Amorim/Coordenadora da Atenção Primária – SES/MT
15h – Debate
15h30 – Coffee break
15h45 – Mesa Redonda “A Educação Permanente para o Desenvolvimento do SUS, uma ferramenta para o fortalecimento da gestão”.
Expositores: Maria Conceição Villa (Telessaúde/MT), Prof. Dr. Neuci Cunha dos Santos (ESP/MT), Reinaldo Gaspar Mota (SARI/UFMT), Josué Souza Gleriano (UNEMAT), Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra. 
Coordenação: Agostinho Bespalez Filho
17h30 – Debate
18h – Encerramento

09.03.2017
8h – 1ª Reunião de Diretoria do COSEMS/MT – 2017
12h – Almoço
14h – Reunião de CIB Estadual

 
ATIVIDADES SIMULTÂNEAS
07.03.2017 – 8 às 12h
Mesa Redonda: “Saúde dos Povos Indígenas e outras  Diversidades Culturais – aprofundando sobre equidade”
Expositores: Reginaldo Araújo (ADUFMAT), Genilson André Kezomae (indígena etnia Pareci), Roberta Aguiar Cerri Reis (SESAI), Reinaldo Gaspar Mota (SARI/UFMT).
Coordenação: Viviane Francischini Fagundes, técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT)

09.03.2017 – 8 às 12h
Mesa Redonda: “Dialogando sobre o Programa “Mais Médicos” – um debate sobre a assistência e o processo de trabalho”
Expositores: DEPREPS/ MS, Regina Paula Oliveira Amorim (CCE/SES/MT), Dr. Cléo Borges (supervisor do Programa “Mais Médicos MT”), Dr. Júlio Cesar e Dra. Arelis (médicos que atuam no Programa “Mais Médico MT”).
Coordenação: Prof. Elias Nogueira Peres (UFMT)

06 à 09/03/2017
Tenda Paulo Freire
Exposição Pôster, publicação/socialização de experiências exitosas e de produções acadêmicas.
  • Seminário de Orçamento Público em Saúde abre Encontro de Secretarias de Saúde de MT
  • Seminário de Orçamento Público em Saúde abre Encontro de Secretarias de Saúde de MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet