Notícias / Notícias Gerais

04/03/17 às 20:33

Nova invasão leva 3 mil pessoas a área de garimpo ilegal em MT, diz PM

André Souza

G1 MT

Imprimir Enviar para um amigo
Nova invasão leva 3 mil pessoas a área de garimpo ilegal em MT, diz PM

magem feita em 2015 mostra primeiras invasões em garimpo em Pontes e Lacerda

Foto: Reprodução/TVCA

A área de garimpo ilegal na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, foi invadida pela quarta vez há aproximadamente duas semanas, segundo a Polícia Militar. A nova invasão levou cerca de três mil pessoas ao local em busca de ouro. Não houve registro de violência durante a ocupação. O local já foi ocupado antes e desocupado três vezes após decisões judiciais. Na mais recente desintrusão, 120 policiais civis e militares de forças especializadas participaram da operação.

A região começou a ser invadida em setembro de 2015 e chegou a reunir milhares de pessoas de várias partes do país em busca de ouro.

De acordo com a PM, após a saída das forças policiais e de seguranças particulares, populares e garimpeiros voltaram a área para tentar a sorte. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) ainda não se manifestou sobre a nova invasão.

Segundo o delegado Rafael Scatolon, da Polícia Civil, a área está sendo monitorada para prevenir ocorrência de grande porte, como homicídios, por exemplo.

“As forças de segurança deixaram a área, portanto o local está livre para quem quiser entrar. Nós estamos fazendo o nosso trabalho para evitar maiores confusões”, afirmou Scatolon.

Um levantamento da Sesp-MT apontou que em 2016 o número de mortes no município aumentou. A suspeita, segundo a pasta, é de que o garimpo ilegal motivou o aumento de homicídios.

A polícia ainda investiga o desaparecimento de Paula Andressa, de 29 anos, que sumiu em janeiro. Ela saiu de São José das Palmeiras (PR) e morou no Pará antes de tentar a sorte na área de garimpo.

Conhecida como ‘Nova Serra Pelada’, a área pertence à União. Em março de 2016, no entanto, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) concedeu dois alvarás com duração de três anos para duas mineradoras que apresentaram requerimentos de pesquisa mineral na área em 1991 e 2000. Os alvarás abrangem 7.385 hectares entre Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km da capital.

Fonte: G1 MT
  • Nova invasão leva 3 mil pessoas a área de garimpo ilegal em MT, diz PM

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet