Notícias / Meio Ambiente

04/03/17 às 07:25

Chuva volta a preocupar em todo o Estado

Diário de Cuiabá

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Chuva volta a preocupar em todo o Estado

Foto: Divulgação

Monitoramento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, ontem (3), apontou que os rios em Mato Grosso ainda continuam em atenção em relação ao nível. Em Barão de Melgaço o alerta para atenção persiste ao longo da semana. Na sexta-feira o nível registrava 6,25 metros. Em Cáceres, o Rio Paraguai segue na mesma situação. Com nível de 4,98 metros, a atenção também persiste. Na cidade de Barra do Garças os rios Araguaia e Garças também estão em atenção com nível de 5,97 metros e 4,69 metros, respectivamente.

A previsão é de que os níveis continuem a subir, uma vez que são previstas chuvas em várias regiões do Estado. Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Barão do Melgaço, Barra do Garças, são algumas das cidades em que o final de semana promete ser chuvoso.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para o risco de chuvas intensas no Centro-Sul, Nordeste, Norte e Sudeste do estado. Há risco de corte de energia, queda de árvores e leves alagamentos. Estão previstos ventos de até 60 km/h e chuvas de até 50 milímetros.

As cidades principalmente da região do Araguaia tem sido uma das grandes prejudicadas pelas chuvas. Atoleiros, pontes caídas e diversos outros danos foram sofridos nos últimos meses. Na quinta-feira, mais uma cidade de Mato Grosso foi afetada pela forte chuva, Nova Mutum. Há registros de danos tanto na cidade quanto na zona rural. Um levantamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente na cidade apontou que choveu cerca de 130 milímetros em duas horas. Já na zona rural os registros variam de 90 a 110 milímetros.

Também na quinta-feira, pouco menos de um mês do alagamento – 11 de fevereiro -, que atingiu a cidade de Campo Novo do Parecis (444 quilômetros de Cuiabá), a cidade voltou a ser castigada novamente pela chuva. Segundo a Defesa Civil, seis ruas estavam alagadas e a água já começava a encobrir até mesmo os carros. O fato ocorreu no Bairro Jardim das Palmeiras, o mesmo afetado no mês passado.

Em Tangará da Serra as chuvas provocaram a erosão de um trecho na MT-480. O trecho é inclusive utilizado para o escoamento da safra. O trânsito de caminhões está suspenso e apenas uma das pistas está liberada para o tráfego de veículos de passeio.

No final do mês passado, 38 municípios já haviam pedido orientações e ajuda da Defesa Civil em conseqüência dos problemas ocasionados pelas chuvas. (AA)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet