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02/03/17 às 08:12

Após 4 meses, ambulâncias são emplacadas

Problemas burocráticos impediam o licenciamento das ambulâncias entregues pelo governo com recursos da Assembleia aos municípios

Eduardo Gomes - Diário de Cuiabá

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

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Após 4 meses, ambulâncias são emplacadas

Foto: Junior Silgueiro / Gcom-MT

Nesta semana, depois de quatro meses de espera as 141 prefeituras de Mato Grosso finalmente, conseguem emplacar as ambulâncias que receberam em doação por parte da Assembleia Legislativa e do governo estadual. Os veículos foram entregue aos municípios em duas etapas: em 26 de outubro e em 22 de dezembro do ano passado.

Problemas burocráticos impediam o licenciamento das ambulâncias. Por falta de documentação e temendo implicações na justiça em caso de acidentes, prefeitos não permitiam que as mesmas transportassem doentes e acidentados para fora de seus municípios.

Quem denunciou o atraso na legalização da doação das ambulâncias foi o vereador Ari José Zandoná (DEM), de Água Boa, onde a ambulância recebida pela prefeitura foi colocada a serviço do Hospital Regional Paulo Alemão – que é referência em saúde pública no médio Araguaia -, mas que não saia da cidade por precaução.

Quem primeiro conseguiu o licenciamento de ambulância foi a prefeitura de Salto do Céu, na faixa de fronteira com a Bolívia. Ontem, várias prefeituras protocolaram pedido de emplacamento nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e todas deram o sinal verde para a legalização da doação com a emissão da documentação em nome do município e a liberação das placas.

AMBULÂNCIAS – Em 2016 um convênio da Assembleia, à época presidida por Guilherme Maluf (PSDB), com o governo doou 141 ambulâncias da marca Mercedes Benz 4x2, modelo Sprinter, aos municípios. Cada veículo incluindo o equipamento custou R$ 163.328. O montante da compra foi de R$ 23 milhões. Do total, R$ 20 milhões foram oriundos de parte do duodécimo da Assembleia, que retornou ao governo tal importância. O Palácio Paiaguás deu uma contrapartida de R$ 3 milhões e realizou a licitação para a compra. Foi a primeira parceria nesse sentido entre os dois poderes em Mato Grosso.

As duas entregas aos prefeitos e secretários municipais de Saúde foram feitas em Cuiabá pelo governador Pedro Taques, Maluf juntamente com os demais deputados, o secretário estadual de Saúde João Batista Pereira da Silva e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) Neurilan Fraga.

Com o recesso parlamentar branco nesta semana de carnaval o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB) e seu antecessor Maluf não foram localizados para comentar sobre o atraso. Prefeitos ouvidos não quiseram se manifestar.

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