Notícias / Educação

07/08/15 às 10:25 / Atualizada: 07/08/15 às 11:10

SENAC em missão no Haiti para colaborar com o combate ao trabalho infantil

 Em 2011 é lançado no estado de Mato Grosso o Programa de Ação “Me Encontrei”, uma iniciativa pioneira no Brasil, gerida pelo Fepeti/MT (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso), que é formado por diversos segmentos: SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), SESI, SENAI, FIEMT, MPT/PRT/MT, SEDUC/MT, SESP/MT, Fecomércio, SENAC/MT e Prefeitura de Cuiabá/SMASDH, que firmam uma parceria importante com o apoio da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
 
    O objetivo principal do Programa “Me Encontrei” é promover a inclusão de jovens, proporcionando a qualificação profissional e, ao mesmo tempo, contribuir para o combate à exploração do trabalho infantil, em especial às suas piores formas. Cabe ao SENAC  o papel da execução técnica, garantindo a qualificação profissional através da aprendizagem, além de disponibilizar o espaço físico, material didático, uniforme e a contratação dos instrutores para o desenvolvimento do projeto. A primeira turma do Projeto “Me Encontrei”, no SENAC, iniciou em setembro de 2012, vindo a concluir o curso um ano depois, beneficiando diretamente neste primeiro momento, 25 jovens.
 
    Durante o Seminário Internacional de Intercâmbio de Boas Práticas sobre Trabalho Decente, em 2013, que aconteceu em Brasília, Mato Grosso apresentou dois programas como bons exemplos: Ação Integrada, que tem como objetivo o enfrentamento ao trabalho escravo e o Programa de Ação “Me Encontrei” programa de iniciativa da SRTE e OIT em parceria com o SENAI e SENAC.  Além do Brasil, o evento contou com a participação de mais nove países, entre eles Bolívia, Equador, Haiti, Paraguai, Peru, Argentina, Colômbia, Panamá e Uruguai, que também apresentaram as ações realizadas e seus resultados quanto à erradicação do trabalho escravo e infantil, bem como a redução dos acidentes fatais de trabalho. O seminário encerrou em Cuiabá, nas instalações do SENAC. Porém, a delegação do Haiti ficou para conhecer um pouco mais sobre o Programa e fazer um intercâmbio de conhecimentos e práticas na qualificação e aprendizagem de jovens em condição, ou em risco, de trabalho infantil. O Programa de ação “Me Encontrei” chamou a atenção deste país.
 
    Em abril de 2014 a OIT do Haiti convidou um representante do SENAI para falar um pouco mais sobre o programa. Em outubro de 2014 deram início em duas turmas, nos moldes do Programa de ação “Me Encontrei”, adequando-o a sua realidade. E nesta mesma data a OIT também solicitou que a coordenadora técnica do SENAC em Mato Grosso, Rosley Sulek Buche Barros, fosse a uma missão ao Haiti para conhecer os resultados obtidos pelo programa e mais uma vez trocar conhecimentos e práticas realizadas pelos dois países em relação ao combate do trabalho infantil.
 
    A missão para o Haiti se deu em julho de 2015. A Organização Internacional do Trabalho faz questão de incentivar e colaborar no crescimento de projetos que dão resultados diretos as crianças em situações de risco e vulnerabilidade e indiretamente para toda a sociedade. De 7 a 10 de julho a coordenadora técnica do SENAC, Rosley Sulek, esteve lá para conhecer e também cooperar com o trabalho dos haitianos no desenvolvimento do Projeto. Participou de um workshop de troca de experiências Brasil–Haiti, onde cada país teve a oportunidade de mostrar como desenvolveram o programa de Ação “Me Encontrei”. No workshop estavam presentes representantes das cooperativas de café que empregaram os aprendizes do programa, o representante do Ministério de Assistência Social, do Ministério da Educação do Haiti e representantes da OIT. Em outro momento, ainda teve a oportunidade de trocar experiências com os parceiros do projeto Viva Rio e OIT, na cidade de Cotê des Arcadim.
 
    Rosley ainda foi convidada a participar da formatura (foto) da turma do Programa “Me Encontrei” do Haiti, na cidade de Thiotten e conheceu in loco a fazenda de café (foto), onde se deu a aprendizagem. A segunda turma do projeto é na cidade Fort Nacional, que foi atingida por um terremoto e que se encontra em fase de reconstrução, precisando de mão de obra qualificada.
 
    A OIT, no Haiti, informou que eles têm intenção de dar foco na formação para o comércio e o turismo, já que o país possui muito poucas indústrias, pois um dos focos deste projeto é a inserção produtiva destes jovens, e por isso querem conhecer como fazemos a educação profissional no Brasil e a inserção dos egressos no mercado de trabalho, pois, talvez pudéssemos ajudá-los com a nossa experiência. Após a explanação pela coordenadora técnica pedagógica, solicitaram que o SENAC entrasse como parceiro deste projeto com apoio técnico pedagógico. De acordo com Rosley Sulek “eles creditam que o sucesso deste programa depende da forma como irão trabalhar, e com a experiência que o SENAC tem, profissionalizando há 70 anos, poderia muito contribuir com o projeto”, que faz parte de um contrato de Cooperação Sul-Sul entre os países: Brasil, África do Sul e Índia.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet