Notícias / Agronegócios

24/02/17 às 14:33

Mutirão Rural começa em abril com parceria do Rotary renovada

Assessoria Senar MT

com redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Mutirão Rural começa em abril com parceria do Rotary renovada

Foto: Assessoria Senar MT

A partir de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) inicia o cronograma de realizações do Mutirão Rural. Neste ano, serão 59 edições do programa até dezembro e, para reforçar o time de parceiros, a instituição renovou o termo de cooperação técnica (TCT) com o Rotary Internacional na quinta-feira (23.02). A entidade completa quatro anos como parceira da iniciativa cooperando com o trabalho voluntariado e de logística para a execução dos serviços de cidadania ofertados no Mutirão Rural. A primeira edição de 2017 ocorre dentro de dois meses (24.04) na comunidade rural Clorinópolis, em Cáceres.
  
“O Rotary Internacional tem por objetivo essas parcerias. A gente fica feliz num dia como hoje, aqui no SENAR, em estabelecer essa parceria com o meio de locomoção para ir lá onde está a pessoa carente, necessitando de todos os atendimentos. Quando vem uma oportunidade dessa para atender uma comunidade distante e carente, o Rotary abraça e vai lutar por ela”, comentou o governador estadual do Rotary Internacional, Eduardo Gomes, durante a solenidade para renovação do termo de cooperação com o SENAR-MT.
 
O presidente do Sistema Famato/SENAR-MT, Normando Corral, assinou o TCT com o Rotary Internacional lembrando a importância da entidade para o desenvolvimento social. “O Rotary está de parabéns pelo bonito trabalho que realiza. Para o SENAR, é uma felicidade celebrar parcerias com instituições como o Rotary, porque sabemos que seré profícuo o resultado”, comemorou.
 
NOVIDADES – O Mutirão Rural vai contemplar comunidades de todas as 11 regionais do SENAR-MT no Estado e, neste ano, inicia a oferta de novos serviços de saúde, como a realização de exames de prevenção aos cânceres de próstata e colo do útero. Também passa a oferecer ações como a Oficina Jogo Limpo - Combata o Aedes Aegypti e novas apresentações culturais.
 
São mais de 30 serviços prestados às comunidades: atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de optometria, entrega de óculos de grau, palestras orientativas sobre câncer de colo do útero e de próstata, gincana esportiva, pintura facial, oficina de auto maquiagem, corte de cabelo, plastificação de documentos, fotografia 3X4, emissão de CPF e 2º via de certidões, dentre outros.
 
Além disso, são realizadas oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao SENAR-MT, como de manutenção de tratores agrícolas, oficina de planejamento e aproveitamento de alimentos e oficina de pintura em tecido.
 
A infraestrutura para a realização do projeto conta com uma Unidade Móvel de Saúde, onde são realizados os atendimentos médicos e odontológicos, um ônibus com capacidade para 42 pessoas e um veículo de apoio. Para toda esta estrutura, o SENAR-MT conta com uma rede de cerca de 20 parceiros.
 
Um dos programas mais antigos do SENAR-MT, o Mutirão Rural, criado em 1996, tem o propósito de garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.
 
O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 89 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso Blog.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet