Notícias / Saúde

22/02/17 às 13:16

Importância da ultrassonografia na gravidez

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Importância da ultrassonografia na gravidez

Foto: Divulgação

Talvez a função mais lembrada do exame ultrassonográfico durante a gravidez seja a de revelar o sexo do bebê. Famílias ficam na expectativa de saber se há um menino ou uma menina (ou até mesmo os dois) a caminho.
 
No entanto, além dessa aplicabilidade, as imagens transmitidas pelo aparelho de ultrassom também revelam como está acontecendo o desenvolvimento do feto, permitindo detectar precocemente possíveis alterações na saúde do bebê.

Quando fazer?

Cada vez mais modernos e oferecendo mais recursos, estes exames são essenciais durante toda a gravidez, e podem ser feitos a qualquer momento desde o princípio da gestação - inclusive para confirmar as suspeitas de gravidez bem no início. No entanto, quem define a periodicidade necessária é o médico, conforme o quadro clínico da futura mamãe.
 
Pela ultrassonografia, é possível detectar precocemente alterações na estrutura do bebê, além de identificar a presença de doenças como a Síndrome de Down. Além disso, o exame também verifica o crescimento do feto, a morfologia, auxilia na avaliação da saúde da placenta e da presença do líquido amniótico, permite o acompanhamento de infecções congênitas, permite guiar procedimentos específicos e complexos como a transfusão de sangue para o feto.
 
A saúde da mãe também recebe cuidados por meio deste exame. Através dele é possível rastrear e acompanhar doenças e alterações que podem interferir na gestação, como a presença de miomas por exemplo.
 
O exame com o aparelho de ultrassom é absolutamente seguro e não causa nenhum tipo de interferência na saúde da mamãe ou do bebê. Muito ao contrário: através de um aparelho tecnológico totalmente indolor ele é o melhor amigo do médico e dos pais, permitindo um acompanhamento detalhado dessa fase tão especial. Além do ultrassom morfológico, que é o mais solicitado, o exame endovaginal, o doppler e o tridimensional também podem ser pedidos pelo médico dependendo da necessidade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet