Notícias / Cidades

21/02/17 às 07:25

Defesa Civil vai decretar emergência na região do Araguaia

Assessoria

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
A Defesa Civil do Estado vai encaminhar, nesta terça-feira (21), equipes para a região do Araguaia a fim de verificar a situação dos municípios devido às intensas chuvas que têm caído em Mato Grosso nos últimos dias. A medida busca obter informações para subsidiar um decreto de emergência para a região do Araguaia.

De acordo com o sargento-bombeiro Wagner Rosa Soares, a região está praticamente toda sob água. Municípios como Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, Confresa, por exemplo, estão com dificuldade na locomoção de carretas, carros de passeio e até os ônibus escolares que levam as crianças da zona rural não estão conseguindo transitar nas estradas cheias de lama.

“A nossa intenção é realizar um decreto regional. Todos informaram que estão passando por problemas. Nossa equipe está indo amanhã para a região do Araguaia para realizar um levantamento e informações para realizar o decreto”, disse.

A situação na região é grave. Segundo o mecânico Everaldo Jorjão que mora no município de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá), a situação está muito difícil, mais até do que em anos anteriores em que as chuvas não dão trégua. “Todo ano é a mesma coisa. Nos cobram impostos, mas não dão manutenção nas estradas. É ponte que cai, atoleiro, carro que quebra, caminhão que só saí com trator... A situação está muito grave”, afirmou.

Segundo Everaldo, vários desvios estão sendo feitos por dentro das fazendas da região, pois as estradas estão intransitáveis, especialmente após o km 70, nas proximidades do São José da Xingu (1,2 mil Km a Nordeste), onde as estradas não têm pavimentação. “Quem sai daqui de Ribeirão sai perguntando como estão as estradas, porque você sai hoje, mas não sabe quando vai chegar. Quem tem dado suporte para essas pessoas que se arriscam são os próprios fazendeiros, porque solicitamos as prefeituras, mas elas só nos mandam um trator pra tentar melhorar a estrada”, disse.

A manutenção das estradas é de responsabilidade do Governo do Estado. Com o decreto de emergência, a atuação da Defesa Civil se mantem, porém, os municípios poderão solicitar recursos junto à União para reparar os problemas.

Atualmente, apenas o município de Campo Novos do Parecis declarou situação de emergência. Aproximadamente 3 mil famílias ficaram desalojadas devido ao alagamento causado pelas intensas chuvas. Ao todo, 41 municípios declararam estado de alerta e estão sendo monitoradas pela Defesa Civil.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet