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06/08/15 às 19:18

Polícia Civil participa de audiência pública sobre queimadas em São Félix do Araguaia

Assessoria

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O delegado regional de Confresa, Marcos Aurélio Dias Leão, representou a Polícia Judiciária Civil, na audiência pública, realizada na quinta-feira (30.07), em São Félix do Araguaia, para discutir questões relacionadas a crimes ambientais, em especial o uso de fogo. O município está em 3º lugar no ranking de queimadas do Estado de Mato Grosso, fato que gerou grande preocupação em ambientalistas, autoridades e população local.
 
O evento, denominado “Mato Grosso unido contra as queimadas”, contou com a participação de várias autoridades, entre elas, secretária estadual de meio ambiente, Ana Luiza Avila Peterlini de Souza, o prefeito da cidade, Vicente Gerotto de Medeiros o deputado estadual, Baiano Filho, o presidente da câmara municipal, Sílvio Leal, e o secretário extraordinário de desenvolvimento, Eduardo Moura.
 
As autoridades presentes fizeram considerações sobre o evento e parabenizaram a ação integrada da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura Municipal para descentralização e desburocratização de licenças ambientais. Os presentes ressaltaram a importância do projeto em São Félix do Araguaia, para manter a abundância das águas e preservada a fauna e a flora da região.
 
Na audiência, foram realizadas palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que integra informações referentes ao imóvel rural; Programa de Regularização Ambiental (PRA) que dispões sobre sanções de crimes ambientais e monitoramento via satélite da Sema, com o intuito de esclarecer pontos específicos dos programas, tais como, para que servem, como utilizar, qual o principal objetivo, quem será contemplado, etc.
 
De acordo com Marcos Leão, o monitoramento via satélite tornou mais eficaz o trabalho dos órgãos ambientais, tendo em vista que sistema detecta remotamente o desmatamento, degradação florestal e queimadas em qualquer época do ano.
 
Visando a descentralização da Gestão Ambiental, foi assinado pelo Prefeito da cidade e a Secretária Estadual do Meio Ambiente o Protocolo de Intenções. Na oportunidade, foram entregues duas novas viaturas aos Núcleos da Polícia Militar de São Félix do Araguaia e de Novo Santo Antônio.
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