Notícias / Cultura

14/02/17 às 09:26 / Atualizada: 14/02/17 às 09:45

Exposição em São Paulo retrata vida e obra de Dom Pedro Casaldáliga

“Pere Casaldáliga, profissão: esperança” fica em cartaz no Centro Cultural de São Paulo até 30 de abril

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Exposição em São Paulo retrata vida e obra de Dom Pedro Casaldáliga

Foto: Joan Guerrero

A exposição “Pere Casaldáliga, profissão: esperança”, do fotógrafo espanhol Joan Guerrero fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo até 30 de abril (acompanhe pela página do Facebook da mostra aqui). Guerrero mostra parte da trajetória heroica do bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, em Mato Grosso, região de grandes conflitos agrários. Onde para muitos se travou a principal luta armada de resistência à ditadura (1964-1985), a Guerrilha do Araguaia.

Pere é o nome de batismo do amado e popular Dom Pedro Casaldáliga, ordenado bispo em 1971, mas desde 1968 adotou o Brasil para exercer a sua opção pelos pobres. Foi parar na região do Araguaia, onde vive até hoje. No ano que vem completa 50 anos no país

Em parceria com a Associação Cultura Catalonia e da Casa América Catalunya a mostra veio para a capital paulista de Barcelona, na Espanha, onde estreou e vai girar o país e o mundo. Quem estiver em São Paulo não pode perder essa oportunidade de visitar essa emocionante e bela exposição.

O fotógrafo catalão capta com maestria a visão de mundo de Casaldáliga, sempre em defesa dos desvalidos, dos sem-terra, dos indígenas. “Façam-me a carteira de identidade catalã. O endereço já sabem entre o   (na Espanha) e o Araguaia. A cidade... Vai desde os pastores e os lavradores de Casaldáliga”, assim Guerrero apresenta sua exposição.

O bispo católico ajudou a fundar o Conselho Indigenista Missionário na década de 1970 e participou ativamente da criação da Comissão Pastoral da Terra. Por isso foi perseguido pela ditadura com ameaças de extradição e sofreu diversos atentados (leia mais aqui). Defensor da Teologia da Libertação que prega a igreja voltada para os pobres.

Acometido da doença de Parkinson, o popular bispo se locomove em cadeira de rodas e completa 89 anos no dia 16 de fevereiro, quase toda vida dedicada aos mais pobres. Disse certa vez que “não basta ser crente, também há que ser crível”.

De acordo com a curadora da mostra Marta Nin a exposição registra a vida de Casaldáliga e do povo da região em 2011. "Acrescentamos poemas e cartas escritas por Dom Pedro que cobrem todos os períodos de sua vida", afirma.

Trechos dos documentários “Descalço sobre a terra vermelha”, de Oriol Ferrer e “Um bispo contra todas as cercas”, de Ana Helena Tavares (assista aqui) também fazem parte da exposição.

Em tempos de tanto ódio, conhecer a vida e a obra de um homem tão sério no que faz, amado e idolatrado pelo povo, por defender a melhoria de vida dos desesperançados. Nem mesmo a sua doença o afasta de defender suas crenças.

Ver o filme completo nos vídeos relacionados abaixo:

 
Serviço:
O que: Pere Casaldáliga, profissão: esperança
Onde: Centro Cultural São Paulo, na Área de Convivência e Espaço Flávio Império
            Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo
Quando: Até 30 de abril
Quanto: Grátis
Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Vídeo Relacionado

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet