Notícias / Saúde

13/02/17 às 21:37

Dicas de suplementação para iniciantes

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Dicas de suplementação para iniciantes

Foto: Divulgação

O uso de suplementos é cada vez mais comum entre atletas profissionais e amadores. Porém, é necessário cuidado, já que o consumo excessivo pode provocar danos aos rins, coração, fígado e trazer resultados insatisfatórios, como o aumento de gordura corporal.

Dessa forma, para os iniciantes na vida saudável, é importante conhecer as opções de suplementos e saber como utilizá-los de forma mais eficiente para não danificar a saúde.

Ao utilizar os suplementos de forma correta, é possível conseguir vários benefícios, como mais energia, maior disposição, perda de massa gordurosa, aumento da resistência e até uma melhora do sistema imunológico.

Cuidados essenciais ao usar suplementos

O uso de suplementos pode trazer inúmeras vantagens para a saúde e o bem-estar, como melhor disposição física, aumento de massa muscular, entre outros. Contudo, para alcançar o melhor resultado, são necessários alguns cuidados primários, como:

Busque ajuda de um profissional
Sempre tenha ajuda de profissionais especializados, como personal trainers e nutricionistas. Com o auxílio deles, é possível criar uma rotina de exercícios e dieta com o uso de suplementos na medida correta e de acordo com a sua condição física e o objetivo pretendido.

Conheça os efeitos colaterais
Muitos suplementos têm efeitos indesejados, como transtornos do sono, alterações metabólicas, entre outros. Já uma dose excessiva de suplemento pode prejudicar a saúde.

Respeite seu corpo
Os suplementos auxiliam pessoas que pretendem alcançar resultados ligados à hipertrofia muscular ou emagrecimento. Também ajudam a alcançar uma série de objetivos com maior eficiência. Porém, é fundamental respeitar os limites do corpo. Caso contrário, além de danificar a saúde, o suplemento não vai agir de forma mais rápida ou eficiente.

O importante é não esperar milagres. A suplementação ajuda, mas não substitui a alimentação e uma rotina correta de exercícios. A determinação é o único modo de conseguir bons resultados com saúde.

Tipos mais comuns de suplementos
Existem suplementos para muitos objetivos distintos, que devem ser aplicados juntamente aos exercícios. Veja alguns deles e suas características:

Whey Protein
É a proteína do soro de leite. Atua auxiliando a recuperação muscular e o crescimento dos músculos. Também age saciando a fome, facilitando o emagrecimento. Esse suplemento pode ser utilizado com exercícios de força e musculação ou com atividades para queima de gordura.

Creatina
Substância encontrada na carne vermelha, atua no músculo, possibilitando maior força e ganho muscular. Ideal para ser utilizado com um treino de musculação mais pesado.

Maltodextrina
Carboidrato extraído do amido de milho. Ele é um agente energético, melhorando o desempenho e reduzindo a fadiga. Recomendado para exercícios como corridas.

Albumina
Proteína encontrada na clara do ovo. Ela é ótima para ganho muscular e recuperação pós-treino. Pode ser utilizada junto a exercícios de musculação variados.

BCAA
É um aminoácido que estimula a produção de insulina e impulsiona o crescimento muscular.
Esses são exemplos de suplementos. Existem outros que podem ser utilizados para auxiliar o treino de força e os que auxiliam no emagrecimento e na recuperação de energia.

Os suplementos são ótimas ferramentas para auxiliar o exercício físico quando consumidos corretamente e sem exageros. Lembrando que é sempre recomendada a consulta com um profissional a fim de adequar melhor o uso dos suplementos conforme a realidade e o objetivo de cada pessoa.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet