Notícias / Barra do Garças

10/02/17 às 16:25

Estudantes de Engenharia Civil da UFMT visitam as instalações da Águas de Primavera

Thais Tomie

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Estudantes de Engenharia Civil da UFMT visitam as instalações da Águas de Primavera

Foto: Divulgação

Acadêmicos do 10º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, tiveram a oportunidade de conhecer nesta quinta-feira (09.02) as instalações e o funcionamento da empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Primavera do Leste. Ao todo, 35 alunos participaram da ação, que faz parte do Programa Portas Abertas, desenvolvido pela Águas de Primavera, para que instituições de ensino visitem as unidades de trabalho da empresa.  

Acompanhados pelos professores doutores da instituição, Aldecy de Almeida Santos e Welitom Ttatom Pereira, os estudantes conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO), que possui tecnologia de ponta e gerencia remotamente o funcionamento dos sistemas de esgoto e água, controlando o volume de água distribuído, os níveis dos reservatórios, estações elevatórias e as pressões no fornecimento de água. “Nossa intenção é aproximar os acadêmicos dos trabalhos desenvolvidos pela concessionária em benefício do saneamento básico da cidade”, explica o supervisor da Águas de Primavera, Tadeu Bezerra, que apresentou o CCO aos estudantes.
 
Em seguida, os acadêmicos visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA), que tem capacidade para tratar 375 mil litros de água por hora, levando mais saúde e qualidade de vida para os moradores. Os acadêmicos viram de perto os setores de floculação, decantação, filtragem e armazenamento, com explicações sobre cada processo do sistema, além do laboratório operacional e de monitoramento da qualidade de água para entender como é feita a análise e controle da água que abastece a população.
 
Segundo o professor doutor em Engenharia Civil e especialista em Saneamento, Aldecy Almeida, a visita complementa a disciplina de saneamento básico, que mostra como funciona o sistema de abastecimento de uma cidade. “A atividade em campo auxilia no rendimento dos estudantes na abordagem teórica do assunto. É uma oportunidade de sair da rotina da sala de aula e apresentar aos alunos todos os processos físicos e químicos necessários para o tratamento da água, reforçando a importância deste trabalho para garantir a potabilidade da água”.
 
O acadêmico Luiz Gustavo Marini Kozan, já visitou várias Estações de Tratamento de Água e afirma que ficou satisfeito com o que viu durante a visita na Águas de Primavera. “Achei muito interessante a forma como a concessionária administra os recursos hídricos. Manter uma ETA exige um gasto muito elevado e a concessionária apresentou um sistema inovador, que auxilia na redução e controle das perdas no sistema, minimizando os custos com a distribuição e garantindo o abastecimento com regularidade e qualidade”, destacou.
 
Para mais informações sobre o Programa Portas Abertas e o trabalho desenvolvido pela Águas de Primavera, acesse www.aguasdeprimavera.com.br ou ligue 3498-2221.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet