Notícias / Agricultura

02/02/17 às 21:37

Cadeia produtiva do Pirarucu terá investimentos em 2017

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Cadeia produtiva do Pirarucu terá investimentos em 2017

Foto: Assessoria

Com objetivo de discutir e projetar avanços na cadeia produtiva do Pirarucu, o governador Pedro Taques se reuniu no palácio Paiaguás na tarde desta quarta-feira (01.02) com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), deputados, prefeitos e vereadores da região norte do Araguaia.

O pirarucu é um peixe natural da bacia amazônica, que pode atingir 2,60 m de comprimento e pesar 160 kg. Prefere águas com temperatura acima de 25º, sendo o maior peixe fluvial de escama.

O técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), João Vechi, apresentou o projeto Pró-Pirarucu. “A ideia do projeto piloto no Araguaia é estruturar uma unidade de reprodução de alevinos já existente na associação dos pequenos produtores Mãe Maria em São Félix do Araguaia por meio de cooperação técnica entre Prefeituras da região, Seaf e Empaer”.

Vechi garante ainda que a Empaer vai alocar um técnico de Alto Boa Vista no projeto, para dar assistência técnica no laboratório e cadastrar os produtores que já criam pirarucu em tanque no norte Araguaia.

Outra vertente do projeto é a conservação da espécie em ambiente natural com o manejo de pesca nos lagos da região, envolvendo os pescadores artesanais. O objetivo é que a pesca seja controlada, evitando predação e degradação ambiental. Segundo o governador, é importante pensar na comercialização e na implantação de um frigorífico na região, para revender a produção do peixe. Taques afirmou que o Governo vai investir no projeto.

“Estivemos em Rondônia com a Embrapa conhecendo criação em tanque rede, e técnicos deste governo também foram ao Amazonas para buscar experiências e realizar o projeto do Pró-Pirarucu. O investimento do piloto é de R$ 900 mil e contará com o apoio dos deputados e prefeitos”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar Suelme Fernandes.

Parceiro do projeto, o deputado estadual Baiano Filho comentou que o mercado consumidor do Pirarucu já está identificado. “A cadeia já está girando, alguns técnicos da Empaer estão dando assistência a alguns produtores, e já conversamos sobre a questão do frigorífico com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para auxiliar Mato Grosso com recursos”.

O intuito do Pró-Pirarucu é difundir tecnologias e práticas de manejo do pirarucu para criação em cativeiro e conservação da espécie no seu habitat. Após o projeto piloto, serão instaladas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para capacitação de piscicultores, técnicos, formação de mão de obra e divulgação da atividade em todo o Estado.

Participaram também da reunião, o deputado estadual Daltinho, a prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira, o prefeito de Alto Boa Vista, Valtuir Candido, e o prefeito de Novo Santo Antônio, Adão Soares.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet