Notícias / Barra do Garças

01/02/17 às 11:23

PM forma mais de 600 alunos em prevenção às drogas e violência na cidade de Barra do Garças

O curso do Proerd ensina crianças e jovens a lidar com as tensões e agir em situações que envolvam a oferta de drogas

Comunicação CR-5

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
PM forma mais de 600 alunos em prevenção às drogas e violência na cidade de Barra do Garças

Foto: Assessoria

O 5º Comando Regional da Polícia Militar, sediado em Barra do Garças, formou esta semana 625 estudantes do ensino fundamental no curso de prevenção às drogas do Proerd (Programa Educacional de resistência às Drogas e à Violência). São alunos do 5º e 7º anos de diversas escolas públicas estaduais.

A entrega de certificados aconteceu na noite de segunda-feira(30.01), na igreja Assembléia de Deus Madureira na cidade de Barra do Garças. A solenidade reuniu pais, alunos, autoridades locais e educadores engajados na divulgação e execução do projeto de prevenção às drogas por crianças e adolescentes.

Esse curso foi aplicado em 10 lições pelo máster do Proerd na região, o 3º sargento Luiz Fernandes Pimentel. Crianças e jovens apreenderam a lidar com as tensões e como agir em situações que envolvam a oferta de drogas, ameaças e bullying, por exemplo. E com os riscos e as conseqüências do uso de drogas lícitas e ilícitas.




A formação dos estudantes também incluiu ensinar sobre a importância de ter e reconhecer a rede própria de suporte, de resistência às pressões diretas ou indiretas dos colegas e outros. A família, a escola, a igreja estão entre as instituições que compõem essa rede.
A solenidade reuniu autoridades como o comandante do 5ºCR, tenente-coronel Izac Omar Prado de Souza, assessores pedagógica, diretores, coordenadores e professores das escolas contempladas com o Proerd.

PREVENÇÃO

O Proerd tem como modelo o D.A.R.E.(Drugs Abuse Resistance Education), estando atualmente em mais 65 países. É aplicado por um policial militar voluntário, selecionado diante de sua conduta profissional, ética e moral. Ele deve possuir auto-estima elevada, dinamismo e afetividade no trabalho com as crianças e no convívio em geral. O policial passa por um treinamento sendo preparado para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada às crianças, adolescentes e adultos e com profissionais das áreas da saúde, educação, psicologia, toxicologia e legislação especifica.




Desenvolvido em escolas públicas e particulares, no ensino fundamental e educação infantil, o Proerd também é levado aos adultos, aos pais, sempre com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

No ‘Proerd Pais’ é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. O curso dos alunos tem duração de quatro meses, já direcionado aos pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas cada.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet