Notícias / Justiça

27/01/17 às 00:46

Campinápolis - MPF/MT investiga situação de insalubridade e carência alimentar de indígenas da Aldeia Novo Paraíso

A informação foi encaminhada pelo Ministério Público Estadual em Canarana, após a situação ter sido detectada em visitas realizadas por servidores da Funai

Assessoria de Comunicação MPF

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da unidade em Barra do Garças, instaurou inquérito civil, em 13 de janeiro, para investigar a situação coletiva de insalubridade e carência alimentar vivenciada pelos indígenas da Aldeia Novo Paraíso, etnia Xavante, no município de Campinápolis, localizado a 604,3 km de Cuiabá, região nordeste do estado.

Conforme informações que constam no processo, a situação foi detectada em visitas realizadas por servidores da Coordenação Regional do Xingu da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e informada pela Promotoria de Justiça de Canarana ao MPF/MT.

Diante dos fatos levantados durante o procedimento preparatório, o procurador da República em Barra do Garças, Rafael Guimarães Nogueira, decidiu por instaurar o inquérito civil, no qual também requisita à FUNAI e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), responsáveis pela aldeia, que informem os dados relacionado à estrutura da aldeia, sua caracterização e localidade - como população, terra indígena, número de profissionais da saúde existentes, índices de saúde, políticas de segurança alimentar, acesso dos indígenas aos programas sociais - para que se tenha adequada compreensão da situação.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet