Notícias / Justiça

24/01/17 às 22:24

Canarana - Irregularidades na emissão de declaração ao Pronaf são investigadas pelo MPF

Investigação é proveniente de denúncia de emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP para pessoas que não possuem perfil para empréstimos

Assessoria de Comunicação MPF

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio da Unidade em Barra do Garças, instaurou inquérito civil no intuito de apurar supostas irregularidades na emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP por servidor da Empaer em Canarana/MT.

O inquérito é proveniente de uma denúncia de emissão de DAP para pessoas que não possuem perfil para empréstimos. Além do documento listar várias pessoas, indica ainda que um escritório de assistência técnica seria o responsável pelas emissões indevidas.

Verifica-se também na denúncia consulta ao sistema de emissão de DAP com indicação de pessoa jurídica e funcionário emissor da Empaer.

No procedimento preparatório 1.20.004.000088/2016-57 que antecedeu o inquérito, consta que “confirmadas as suspeitas, seria possível a ocorrência dos delitos de falso ideológico, inserção de dados falsos em sistema de informações, obtenção fraudulenta de financiamento bancário, além de ato de improbidade administrativa”.

A Polícia Federal, incumbida de realizar diligências prévias com vistas a apurar a existência ou não de indícios de ilicitude aptos à instauração de inquérito policial, esclareceu, por meio de sua delegacia, que foi instaurado procedimento de verificação preliminar de informação para atender o solicitado. O prazo é de 30 dias podendo ser estendido.

O que é o DAP – A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é um documento emitido por órgão credenciado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, que comprova o enquadramento do agricultor como pequeno produtor.

O pequeno produtor pode acessar diversos programas do Governo Federal para desenvolvimento da agricultura como financiamentos com baixa taxa de juros, comercialização, programas de habitação rural, além de ter um documento comprovando as atividades agrícolas do agricultor para aposentadoria.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet