Notícias / Nacional

24/01/17 às 14:16

Volkswagen prepara nova picape média

Modelo chega ao mercado em 2018 para beliscar filão da Fiat Toro, da futura X6P e da Renault Duster Oroch

Júlio Cabral e Tereza Consiglio - Auto Esporte

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Volkswagen prepara nova picape média

Foto: Divulgação

Projeção nova picape média da Volkswagen (Foto: Renato Aspromonte)Projeção nova picape média da Volkswagen (Foto: Renato Aspromonte)
 
A Volkswagen não pode ficar parada. Por isso, a fabricante já esboçou um plano de reação: anunciou que até 2018 produzirá no Brasil quatro novos modelos, incluindo a nova geração do Gol, a nova geração do Voyage, um inédito SUV compacto e uma nova picape média, revelada por Autoesporte. A picape, na verdade, será o último produto dessa lista a chegar no mercado, com previsão de estrear nas lojas até o segundo semestre de 2018. Saiba o que esperar da novidade
 
Ai, que Saveirão!
 
A nova picape da Volkswagen usará uma plataforma derivada da MQB, talvez uma versão maior da MQB A0 que dará origem aos novos Gol, Voyage e ao futuro crossover compacto da marca. De acordo com uma fonte ligada ao fabricante, seu porte ficará próximo entre Fiat Toro e Renault Duster Oroch, algo entre 4,91 metros da primeira e 4,69 metros da segunda. Essas medidas garatiram ao novo modelo uma cabine dupla espaçosa, com quatro portas convencionais e espaço real para cinco ocupantes.

Será um porte semelhante ao da futura picape média-pequena da Fiat, chamada por ora pelo nome código X6P, antecipado com exclusividade por Autoesporte. O novo subsegmento terá as futuras picapes da Chevrolet e da Ford, ainda em fase de cogitação. Uma nova Montana derivada da base GSV do Onix atual foi descartada, o que teremos é uma nova família de compactos nacionais da Chevrolet, prevista para 2018. 

 
Saveirinho continua em linha
 
Essa nova picape não tirará a Saveiro de linha, mesmo porquê o utilitário compacto passou por uma reestilização há pouco tempo justamente para ter uma vida própria após o lançamento da irmã maior. É a mesma estratégia da Fiat - o mercado de picapinhas para trabalho não será substituído pelo subnicho das médias-pequenas, mais voltadas para o lazer e encaradas até como alternativas aos carros de passeio.
 
Volkswagen Saveiro Cross 2017 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)Volkswagen Saveiro Cross 2017 (Foto: Fabio Aro/Autoesporte)
 
Visual a la T-Cross Breeze

Em relação ao estilo, o carro está sendo criado no Brasil e traz muito dos conceitos T-Roc e T-Cross Breeze. Mais para o T-Roc, afirma fonte, e foi com base nos conceitos que fizemos a primeira projeção da picape. O SUV feito sobre a base MQB A1 cede detalhes como os faróis de neblina circulares e não tem bordas arredondadas como os do T-Cross Breeze. Os faróis também são mais tradicionalistas. O nome do conceito deve começar com T para manter esse parentesco e está estampado na tampa traseira do conceito. O visual do modelo manterá os elementos característicos da Volkswagen, tais como a base dos vidros horizontal, sem linha ascendente tão delineada, além de práticas lanternas verticais.
 
Volkswagen T-Cross Breeze (Foto: Newspress)Volkswagen T-Cross Breeze (Foto: Newspress)
 
Picape turbinada
Nós já flagramos algumas unidades da atual Saveiro rodando com em teste de motorização, possivelmente o novo motor 1.0 TSI. Esses testes não são à toa. As versões mais caras da nova picape poderão adotar esse tipo de motorização turbocomprimida, que poderá vir combinado a um câmbio manual de cinco velocidades. Ainda esperamos pela aplicação na linha de compactos do câmbio automático de seis marchas em substituição ao automatizado de cinco velocidades i-Motion, mas ainda não sabemos se o mesmo equipará a Saveiro. Pelo que apontou fonte ligada ao fabricante, o automático pode ser aplicado na linha Fox - que não terá substituto tão cedo (com Michelle Ferreira).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet