Notícias / Acidentes

20/01/17 às 17:22 / Atualizada: 20/01/17 às 17:40

Hotel Emiliano divulga nomes de passageiras do avião que caiu em Paraty; as duas são de MT

Massoterapeuta e a mãe dela estavam a bordo do bimotor que caiu no mar. Acidente matou o ministro Teori Zavascki e mais quatro pessoas.

G1 SP

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Hotel Emiliano divulga nomes de passageiras do avião que caiu em Paraty; as duas são de MT

Maria Ilda e Maira Lidiane Panas também morreram no acidente de avião em Paraty

Foto: TV Globo/Reprodução

O Grupo Emiliano divulgou a identidade das duas mulheres vítimas do acidente em Paraty (RJ), que matou o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, e mais quatro pessoas. Eram Maira Lidiane Panas Helatczuk, 23 anos, e a mãe dela, Maria Ilda Panas, 55.
 
Leia a íntegra da nota do Grupo Emiliano:
"Informamos que as duas passageiras do avião que seguia para Paraty (19/01) eram Maira Lidiane Panas Helatczuk, 23 anos, e a mãe Maria Ilda Panas, 55.
Maira era massoterapeuta e prestava serviço a Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, que passava por tratamento no ciático. Carlos Alberto convidou Maria Ilda, que segundo familiares passava férias em São Paulo e comemorava aniversário, em virtude do deslocamento da filha. Maria Ilda morava no Mato Grosso.
O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos. E informa que está prestando apoio e informações aos familiares."

Resgate dos corpos
 
Todos os corpos foram retirados do local do acidente entre esta quinta (19) e sexta-feira (20). Eles passarão por perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis (RJ). As vítimas são:
- Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal
- Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do avião
- Osmar Rodrigues, piloto do avião
- Maira Lidiane Panas Helatczuk, massoterapeuta de Filgueiras
- Maria Ilda Panas, mãe de Maira.

 
O acidente
 
O avião prefixo PR-SOM era um modelo Hawker Beechcraft King Air C90 e pertencia ao grupo Emiliano Empreendimentos. De pequeno porte, tinha capacidade para oito pessoas.
 
Segundo a Infraero, a aeronave decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, e caiu próximo à Ilha Rasa, a 2 km de distância da cabeceira da pista do aeroporto da cidade fluminense. O acidente ocorreu por volta das 13h45.
 
Ainda não está totalmente claro o que ocorreu. Chovia bastante no momento do queda, segundo imagens de radar. O mau tempo é um fator que pode comprometer a aproximação do aeroporto de Paraty, em que as aterrissagens só podem acontecer em condição visual.
 
Testemunhas disseram que não houve explosão. Uma delas afirmou ter visto o avião voando baixo ao fazer uma curva e batendo uma das asas no mar.
 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) estava válida até abril de 2017.
 
O piloto Osmar Rodrigues, de 56 anos, era conhecido por ser "muito cuidadoso" e chegou a dar palestra para outros pilotos sobre como fazer a rota São Paulo-Paraty, segundo informações do Bom Dia Brasil.
 
Investigações
 
A apuração das razões técnicas que contribuíram para o acidente, como a influência do mau tempo, da aeronave e do piloto, ficam a cargo do Cenipa, que esteve no local da queda na quinta-feira. Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) irão apurar se houve eventual intenção deliberada de derrubar o avião.
 
O MPF de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, abriu inquérito a respeito. A responsável é a procuradora da República Cristina Nascimento de Melo.
 
Na PF, o inquérito está sob responsabilidade do delegado chefe da corporação em Angra, Adriano Antonio Soares. O policial aguarda a chegada em Angra de um grupo da PF de Brasília, especializado em acidentes aéreos.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet