Notícias / Saúde

19/01/17 às 22:22

Noites mal dormidas? Conheça 3 possíveis causas

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Noites mal dormidas? Conheça 3 possíveis causas

Foto: Divulgação

Atualmente, os brasileiros figuram entre as pessoas que menos dormem no mundo, ao lado de japoneses e cingapurianos. Após pesquisa feita pelo IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente), cerca de 69% de brasileiros considera o próprio sono como insatisfatório e de péssima qualidade. Os principais motivos, aparentemente, giram em torno das preocupações diárias com emprego, família e demais compromissos. Porém, o assunto é ainda mais profundo e pode ser causado por fatores que vão desde a alimentação inadequada até o tipo errado de colchão.
 
Selecionamos algumas das possíveis causas que não chegam ao conhecimento das pessoas e podem estar tirando as noites de sono de muita gente. Confira, abaixo, nossa seleção:
 
Má alimentação
A alimentação errada pode ser a causa de diversos problemas de saúde, inclusive a insônia. Portanto, é importante prestar atenção não apenas nos tipos de alimento, mas também no horário em que você os ingere. Evite refeições pesadas, como massas, ou que tenham muita gordura, como carnes e chocolates. Isso porque a demora para digerir também afetará no tempo para conseguir dormir.
 
As bebidas também não ficam de fora; fuja das que contêm cafeína, como refrigerante à base de cola ou chá preto, pois são responsáveis por estimular o sistema nervoso central. Invista em alimentos que contenham triptofano, pois regulam os níveis de serotonina e relaxam o corpo para o sono. A melatonina também estimula o descanso, e você pode encontrá-la em diversos alimentos. Lembre-se dos conselhos de vó: suco de maracujá e leite quente não são apenas lendas, ajudam mesmo a relaxar.
 
Colchão e travesseiros errados
Se engana quem pensa que os colchões mais confortáveis serão responsáveis por uma boa noite de sono. É preciso pesquisar bastante antes de adquirir o tipo ideal. Se ele for muito mole, você não conseguirá sustentar a coluna, o que causará dores nas costas.
 
Já se for muito duro, poderá fazer com que a pessoa se mexa muito e não consiga descansar. Lembre-se sempre de testar e fazer o máximo de perguntas para garantir a compra do colchão ideal para sua noite de sono. O mesmo acontece com os travesseiros, e não se esqueça que é necessário trocá-los a cada dois anos para evitar problemas de saúde.
 
Uso de eletrônicos em exagero
Muitas pessoas não conseguem se desligar nem na hora de descansar, e estão sempre com o celular ao lado ou a TV ligada. O Instituto do Sono diz que as pessoas possuem um receptor na retina que acorda ao receber a luz do celular ou de outros aparelhos eletrônicos. Então, nada de conferir as últimas novidades das redes sociais até cair no sono. Vá se desligando aos poucos durante o fim da tarde para relaxar e preparar o corpo.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet